O Tribunal de Justiça, por meio do presidente Orlando Perri, firmou parceria com o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT), durante reunião realizada com representantes da instituição nesta quarta-feira, na presidência do tribunal. A parceria visa oferecer uma equipe médica para atendimento de 800 crianças e adolescentes que estarão presentes em evento que vai comemorar o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, no Sesi Park, no próximo dia 30.
De acordo com a desembargadora do TRT e coordenadora executiva do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Mato Grosso (Fepeti), Eliney Bezerra Veloso, o evento tem como finalidade alertar as crianças, adolescentes e sociedade acerca da problemática do trabalho infantil. Será oferecida uma tarde de atividades lúdicas, com apresentação teatral, distribuição de brindes e gibis educativos, exames médicos, entre outros. “Viemos aqui hoje para fazer uma solicitação de apoio ao presidente Perri e fomos muito bem recebidas. Saímos contentes com a parceria e com a oportunidade de estreitar ainda mais os laços cooperação com o TJ”, conta a coordenadora executiva do Fepeti.
A desembargadora destaca que o evento é uma realização do próprio Fepeti, que iniciou suas atividades em 2008, com o objetivo de desenvolver políticas de combate ao trabalho infantil em Mato Grosso, através da atuação em rede de órgãos do setor público e privado. “De 2012 para cá houve um aumento no número de casos, segundo pesquisa realizada pela Secretaria Estadual de Assistência Social (Setas). Por isso, é fundamental que sejam realizadas parcerias para fortalecer o combate a esta prática”, ressalta Eliney Veloso.
O presidente do TJMT, desembargador Orlando de Almeira Perri, agradeceu a visita e ressaltou que o Tribunal está sempre aberto para a realização de parcerias que tragam melhorias ao bem-estar social. “Estaremos presentes no dia do evento com a nossa equipe médica. O combate ao trabalho infantil é um tema que nos preocupa e merece a nossa inteira atenção”, afirma Perri.
Também presente na reunião, a vice-presidente do TRT-MT, desembargadora Maria Beatriz Theodoro Gomes, aproveitou para discutir a possibilidade de firmar novas parcerias e acordos de cooperação com o TJMT. “Viemos fazer uma parceria e saímos com a iminência de realizar mais duas.”
Ao longo da reunião também foi discutida a possibilidade de firmar convênio entre a Ouvidoria do TJMT e o Fórum de Cuiabá. O convênio propõe que as denúncias realizadas na Ouvidoria do TJMT sejam replicadas ao Fórum da Capital no intuito de fazer um mapeamento da situação do trabalho infantil no Estado. “A prática já é realizada no TRT-MT e vem colhendo bons frutos”, relata a desembargadora Maria Beatriz. Além disso, o presidente do TJMT solicitou às desembargadoras do TRT-MT um auxílio no sentido de aprimorar o programa Pró – infância dentro do TJMT.