Acaba hoje o prazo para os jovens que completaram 16 anos -e os que têm idade superior- fazem título e votarem, em outubro, para presidente, governador, senador e deputados. Está prevista muita procura nos cartórios eleitorais. Só Notícias apurou que a Justiça Eeitoral ampliou o horário de atendimentos em muitas cidades. Em Sinop, Sorriso e Lucas, os eleitores serão atendidos das 08 às 17h.
O prazo também vale para pessoas com deficiência que querem pedir transferência para seções adaptadas e para quem não fez o recadastramento biométrico, nas cidades onde os eleitores foram convocados pela Justiça Eleitoral.
Para quem vai tirar o título pela primeira vez, é preciso levar documento com foto, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar, no caso dos homens maiores de 18 anos.
Para transferir o domicílio, o eleitor deve apresentar documento oficial de identificação com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência de pelo menos 3 meses anteriores.
O número de eleitores dos municípios mato-grossenses costuma mudar bastante nesse período, sendo que alguns municípios ganham mais eleitores, entre os jovens de 16 anos que farão o título para votar pela primeira vez, ou com aqueles eleitores que transferiram o título de outra zona eleitoral.
Até março, os dados do Tribunal Regional Eleitoral apontava o seguinte número de eleitor para esses municípios:
Sinop: 83.940
Sorriso: 47.346
Lucas: 37.735
Alta Floresta: 37.176
Juína: 29.441
Juara 23.610
Nova Mutum: 23.095
Guarantã do Norte: 20.193