O presidente do Tribunal de Justiça, Orlando Perri, se reuniu, esta manhã, com juízes do polo de Juína. Durante o encontro, o desembargador anunciou medidas que vêm sendo tomadas pela atual administração a fim de resolver algumas dificuldades pelas quais passam as comarcas da região, entre elas a falta de servidores.
Perri informou aos magistrados que ainda este ano será realizado um concurso público para suprir 250 vagas com servidores. Disse ainda que até o final de 2014 a meta é atingir a contratação de 1,5 mil estagiários. Em março do ano passado, quando assumiu a presidência, havia 980 vagas para estagiários, hoje já são 1250 e o número ainda vai aumentar.
Apesar da ampliação de vagas, o presidente disse que nem todas são preenchidas, por falta de planejamento das próprias unidades judiciárias. O desembargador explicou que os magistrados devem ficar atentos ao término do período de contrato dos estagiários e não esperar que isso aconteça para dar início a um novo processo de seleção. “Quando o contrato estiver acabando façam um novo recrutamento, ou na seleção já façam um cadastro de reserva”, orientou Perri.
O juiz Renato Costa Filho, da Comarca de Colniza, avaliou de forma positiva a visita do presidente e da equipe técnica à comarca polo, pois representa uma oportunidade para que o magistrado possa informá-lo sobre a situação de cada comarca. “As dificuldades foram expostas e agora estamos aguardando atendimento”.
Além da falta de servidores, a estrutura física das comarcas também preocupa alguns magistrados. Quanto a essa demanda, o presidente informou que a atual administração está retomando as obras de oito novos fóruns, sendo que um deles é o de Cáceres, que será inaugurado nesta terça-feira (29). Outros 23 estão sendo reformados e 26 passarão por vistoria técnica de uma empresa de engenharia credenciada que irá fazer um levantamento das necessidades de cada prédio.
Entre os fóruns que receberão melhorias está o de Juína, que terá um gradil em todo o entorno, garantindo segurança a magistrados, servidores e jurisdicionados. A iniciativa agradou a juíza diretora do Foro da comarca, Cristiane Padim da Silva, que considera a segurança do Fórum hoje como prioridade.
A magistrada também elogiou a presença do presidente na comarca e disse que essa proximidade é importante tanto para a administração, que assim fica conhecendo os problemas das comarcas, como para os magistrados, que não se sentem tão isolados por estarem em comarcas mais distantes da Capital.
Participaram da reunião magistrados das comarcas de Juína, Brasnorte, Aripuanã, Juara, Colniza, Porto dos Gaúchos e Tabaporã. Às 14h, no Tribunal do Júri do Fórum de Juína, teve início a audiência pública para discutir o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário para 2015/2020.