Mato Grosso deve empregar temporariamente cerca de 400 pessoas para o Dia das Mães, data comemorativa que para o varejo é a 2ª melhor do ano, perdendo somente para o Natal onde as vendas são ainda maiores. No país a expectativa é que sejam abertas 33 mil vagas temporárias até maio para atender a maior demanda de clientes durante o mês. O número é 3% superior a quantidade de contratações registradas durante o mesmo período do ano passado no Brasil.
Os dados são de uma pesquisa encomendada pelo Sindicato das Empresas de Terceirização e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo (Sindeprestem) e mostram que boa parte dos trabalhadores devem dar continuidade ao contrato temporário já que foram contratados para a Páscoa e tem chances de permanecer no mercado de trabalho até o Dia das Mães. Segundo a pesquisa, 30 mil trabalhadores serão selecionados para ter o contrato de trabalho estendido. Portanto, no total, considerando os trabalhadores remanescentes da Páscoa mais os temporários contratados exclusivamente para o Dia das Mães, serão 63 mil vagas preenchidas.
Entre os seguimentos, os que terão maior possibilidade de contratação são as lojas vestuário, acessórios, perfumaria, cosméticos, eletroeletrônicos, joias e bijuterias, móveis, eletrodomésticos e telefonia celular. As vagas temporárias estão concentradas em funções como: atendimento, crediário, estoquista, vendedor, repositor, promotor de vendas, fiscal de loja e de caixa, telemarketing, embalador. Candidatos interessados devem ter ensino médio completo, disponibilidade de horário, facilidade para o trabalho em equipe, boa comunicação e dinamismo.
A remuneração média deve ser 4% maior em relação ao mesmo período de 2013, ficando entre R$ 800 e R$ 1,9 mil com direito a benefícios como vale-transporte e vale-refeição. Este ano, 55% das vagas temporárias devem ser preenchidas por mulheres, de acordo com a pesquisa do Sindeprestem/Fenaserhtt, e a maioria dos trabalhadores contratados (55%) terá entre 18 e 39 anos.