As obras de construção do centro socioeducativo, a ser implantado para promover a ressocialização de menores infratores, foram iniciadas em março, com a terraplanagem e já estão na fase de fundação. A informação foi dada ao Só Notícias pelo secretário de Obras, Alan Togni. Serão cerca de 850m², que abrigarão 20 menores, sendo 12 de Lucas e 8 de Nova Mutum, para implantação de medidas em meio fechado.
No projeto, estão inclusos quartos individuais, um quarto adaptado dentro das normas de acessibilidade, sala de convivência e leitura, espaços para atividade física e de lazer, consultório médico e vestiários. O custo da mão-de-obra está orçado em R$219 mil. A licitação para compra de materiais foi concluída na semana passada, mas o valor ainda não foi divulgado.
No ano passado, os municípios de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum se uniram para construir o centro, com apoio do governo do Estado, secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos e Ministério Público Estadual. Representantes dessas instituições se reuniram para realizar a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para reforçar a parceria.
O termo prevê as ações que cada um dos órgãos devem realizar para promover a construção do centro. Ficou a cargo de Lucas do Rio Verde arcar com 60% do valor da construção, para Nova Mutum, os outros 40%. Para o Governo do Estado ficou a manutenção e execução do programa de atendimento socioeducativo, além de contribuir com R$ 400 mil reais para a obra.
A previsão é que a obra seja concluída até no final do ano.