PUBLICIDADE

Sema Sinop apreende material de pesca predatória na região

PUBLICIDADE

Fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), regional de Sinop, apreenderam nove redes, 82 anzóis de galho, uma armadilha e 660 metros de espinhéis. A fiscalização ocorreu, na semana passada, ao longo do rio Teles Pires, que corta os municípios de Sinop, Sorriso, Itaúba e Ipiranga do Norte.

O chefe da unidade, Jurandir Taborda Ribas, disse, ao Só Notícias, que todo o material estava em poder de pescadores amadores. A grande maioria não possuía carteira de pescador amador, que é obrigatória neste tipo de situação. Ribas ressaltou ainda que parte destas pessoas não tem acesso as informações corretas e, devido a isso, acabam “praticando algum tipo de crime ambiental".

Ele explica que mesmo depois do período de proibição [piracema], que encerrou no dia 28 de fevereiro, as equipes continuam fiscalizando os rios. “Todo material predatório encontrado será apreendido, bem como o pescador sujeito as penas previstas na Lei Ambiental, com o material apreendido e caso estiver com pescado fora da medida ou em quantidade acima do permitido, será detido e encaminhado à delegacia".

Ribas lembra que o pescador amador precisa estar com a carteira e pode pescar até cinco quilos ou uma unidade. O pescador de subsistência é livre em casos de pesca para o próprio consumo e da família, já o profissional poderá pescar até 125 quilos observando as medidas, porém, deve estar vinculado a uma colônia de pescadores munido de informações sobre seus direitos e deveres na hora da prática.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE