O governo do Estado reconheceu estado de emergência em Novo Horizonte do Norte, devido aos estragos causados pelas chuvas. Estradas ficaram intransitáveis com atoleiros e moradores de comunidades distantes do centro, com dificuldade de locomoção. Os níveis dos rios também subiram e prejudicaram o tráfego em pontes. A oficialização é uma das etapas para o recebimento de recursos, que são liberados de acordo com avaliação da Defesa Civil. Apesar disso, não há um prazo para o dinheiro chegar.
Recentemente o governo também reconheceu estados de emergência decretados pelas prefeituras de Sorriso, Ipiranga do Norte, Itaúba, Matupá, Nova Santa Helena, Nova Canaã do Norte, Novo Mundo, Nova Guarita e Terra Nova do Norte. Nem todas ainda têm estimativas de quantos será necessário para recuperar os estragos. No entanto, em Terra Nova, o prefeito Milton Toniazzo chegou a declarar que precisaria de R$ 15 milhões para recuperar os estragos.
Apesar dos trâmites, as cidades que decretaram emergência ainda não receberam recursos. Por isso, amanhã, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e prefeito de Juscimeira, Valdecir Luiz Colle, o “Chiquinho”, se reúne com o representantes dos Ministério da Integração Nacional para reforçar a cobrança de verbas relativas.
Mais de 41 municípios de várias regiões foram atingidos pelas chuvas. Um número pouco superior a 20 já decretou situação de emergência.