O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Lucas do Rio Verde, lançou esta manhã, no auditório dos Pioneiros, o projeto Leão Amigo da Criança, que possibilita a destinação de parte do valor pago em Imposto de Renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. Foram conscientizados profissionais da contabilidade e clientes.
“A iniciativa é uma parceria entre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e a prefeitura de Lucas do Rio Verde, que objetiva esclarecer aos contadores e toda a sociedade que é possível destinar parte do valor pago em Imposto de Renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente”, explicou o presidente do Conselho, Marco Antônio Mendes.
Contribuir com o fundo significa possibilitar que mais projetos sociais em benefício da criança e adolescente do município possam ser desenvolvidos. A destinação é feita da seguinte forma, no caso de pessoas físicas, o valor destinado pode ser de até 6% do total pago ao Imposto de Renda. Já quando se trata de pessoa jurídica, o valor pode chegar a 1%, com dedução fiscal. Porém, somente as empresas que contabilizam pelo lucro real podem contribuir.
“Tenho certeza que todos que têm a consciência de doar, mas o que acontece é a falta de informação, tanto entre as pessoas físicas como entre as pessoas jurídicas. É nesse momento que os contadores têm de entrar para esclarecer que não se trata de despesa, apenas um destino para um imposto que as pessoas já pagam. E neste caso, que será revertido para ajudar crianças que estão vulneráveis em Lucas do Rio Verde”, pontuou o vice-prefeito, Miguel Vaz, se colocando à disposição para tudo que o conselho precisar.
Ainda participara do evento, os secretários Municipais de Cidadania e Habitação, Janice Ribeiro, de Educação, Elaine Lovatel, de Saúde, Fernanda Dotto, de Esporte e Lazer, Adão Brizolla, além dos representantes de escritórios de contabilidade da cidade.