PUBLICIDADE

Cipem cobra Sema para liberar projetos de madeireiras

PUBLICIDADE

A falta de liberações de Projetos de Manejo Florestal Sustentável para indústrias madeireiras na região de Aripuanã foi discutida com o secretário estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso, José Lacerda, em Cuiabá, por dirigentes do CIPEM – Centro das Indústrias Exportadoras de Madeira-. O presidente do Sindicato de Laminados e Compensados do Estado de Mato Grosso (Sindilam), Carlos Roberto Torremocha, o município, que depende 100% da madeira está em alerta, pois o início da safra está previsto para o fim desse mês e, até o momento, não existe projeto de manejo liberado para as indústrias poderem extrair as árvores próprias para serem industrializadas e usadas na fabricação de móveis, na construção civil e outros.

 “Viemos procurá-lo (Lacerda) por uma necessidade do setor florestal da região de Aripuanã, que passa por dificuldades. Estamos para iniciar mais uma safra e não temos projeto de manejo liberado para que possamos trabalhar. Por isso, pedimos uma atenção especial para Aripuanã e Colniza", explicou, através da assessoria.

Ele também chamou a atenção para o fato de a atividade florestal ser responsável por 80% da geração de emprego de Aripuanã e região. “O que vemos são pessoas indo embora. Somente nos últimos anos já foram registrados que, mais de 600 famílias abandonaram o município, assustados com a falta de emprego e a insegurança por não saber se terão Manejo aprovado para dar início a uma nova safra”, lamentou.

O secretário disse que está acatando "os pedidos dos empresários de Aripuanã, sabemos que as chuvas estão encerrando, e o período proibitivo da madeira também está chegando ao fim, e logo dará início à colheita madeireira. Iremos adotar como medida um esforço concentrado para que possamos atender as demandas da região, aprovando o maior número de manejos possível”. Ele também explicou que, a partir de hoje, estará instalada a Central de Atendimento ao Público, o atendimento da central será realizado em horário comercial das 8h às 12h das 14h às 18h e também serão feitos agendamentos por telefone. “Esse projeto faz parte da restruturação da Secretaria e tem o objetivo de agilizar os encaminhamentos dos processos. Assim, poderemos atender com mais rapidez as necessidades do empresariado”, destacou.

Participaram da reunião o diretor executivo do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Álvaro Leite, o secretário-adjunto de Base Florestal da Sema, José Rezende da Silva e engenheiros florestais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...

Sorriso: chaleira elétrica provoca incêndio em residência

O Corpo de Bombeiros combateu o incêndio, hoje, em...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE