PUBLICIDADE

Nortão: anunciado como prioridade aeroporto regional ainda espera verba

PUBLICIDADE

O aeroporto regional de Matupá (220km de Sinop) foi anunciado, ano passado, entre os prioritários para ter investimentos e ampliar sua estrutura, juntamente com os de Tangará da Serra e Pontes e Lacerda. Mas, na prática, as medidas ainda não decolaram. De acordo com o secretário de Administração de Matupá, José Luiz Martins Fidélis, parte do projeto, que envolve pavimentação asfáltica, balizamento noturno, acesso ao aeroporto e estacionamento será feito pela Secretaria Estadual de Infraestrutura.  Com os recursos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), serão feitos investimentos na sala de embarque e questões complementares como monitoramento e sistema de segurança.

Ele não soube informar quanto será investido no aeroporto e confirmou que viabilizar estrutura para o município ter estrutura aeroportuária maior é prioridade do prefeito Valter Mioto. Ainda não há previsão para liberação dos valores, pois decisão cabe à presidência da República de acordo com o plano aeroportuário do governo.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Aviação Civil também ressaltou que ainda não há estimativa de quanto será empregado em cada município mato-grossense. Os projetos promoverão reaparelhamento, a reforma e a expansão da infraestrutura aeroportuária, tanto em instalações físicas quanto em equipamentos. Os investimentos incluirão, por exemplo, reforma e construção de pistas, melhorias em terminais de passageiros, ampliação de pátios, revitalização de sinalizações e de pavimentos, entre outros. Os recursos virão do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

No site da Secretaria de Aviação Civil consta que dentre os critérios para análise de relevância do aeródromo foram consideradas características como o volume de passageiros e de cargas, os voos regulares e os resultados operacionais. Também foram estudados aspectos socieconômicos, o nível de acessibilidade na Amazônia Legal, o potencial turístico e de fomento da integração nacional. Além de investimentos em aeroportos em cidades de pequeno e médio porte, serão contempladas medidas de incentivo à aviação regional com foco na viabilização de rotas de baixa e média densidades de tráfego.

Matupá, localizada no Norte de Mato Grosso, tem uma população de aproximadamente 16 mil habitantes (IBGE/2008). Atualmente, o aeródromo tem a capacidade de receber aeronaves de pequeno e médio porte, com uma pista de 1.980 metros por 35 de largura, pavimentada e sinalizada.  Os investimentos a serem feitos, serão fundamentais para que possa operar voôs regulares, com aviões do porte de um ATR 72 por exemplo, com capacidade para 70 passageiros.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE