Com 69,80 pontos e o samba-enredo “O que é que a Bahia tem – Centenário de Dorival Caymmi”, o bloco Banana da Terra conquistou, hoje, o título de campeão do carnaval Cuiabá 2014. Este é o 9º título do grupo.
Durante o desfile, o Banana da Terra apresentou 10 alas fantasiadas, além da comissão de frente. A questão da cultura de candomblé, que incluiu performances, ala das baianas e agradecimento aos orixás, foi destacada tanto no enredo como nas alegorias.
Conforme Pretinha, a presidente do Banana da Terra, o trabalho de preparação foi iniciado em novembro do ano passado e a conquista foi resultado do trabalho desenvolvido em conjunto.
“Procuramos fazer o melhor desde o início; investimos nos ensaios, nas fantasias e elaboração das alas. Vencer só foi possível graças à determinação do todos e pretendemos melhorar cada vez mais”, afirmou a presidente.
A apuração foi realizada na avenida Mato Grosso e contou com a presença espectadores e integrantes dos cinco blocos que desfilaram na noite anterior, mesmo com a forte chuva que caiu.
O segundo colocado foi o bloco Tradição do Araés, com 68,82 pontos. Na sequencia vieram os blocos Unidos do Porto, com 68,55 (3º lugar), Melados com 68,10 pontos (4º lugar) e Boca Suja, com 60.05 (5º lugar).
Eles foram avaliados nos quesitos bateria, samba enredo, evolução e empolgação, criatividade, enredo, comissão de frente e ala fantasiada.
Não muito conformado com a diferença de dois décimos, o presidente de honra e diretor de bateria do Tradição do Araés, reconheceu que a disputa foi acirrada.
“Foi um desfile bonito e nos apresentamos bem e todos os quesitos foram cumpridos. Fizemos alguns questionamentos e vamos aguardar para ver se cabe recurso”, disse.