Para fortalecer o ecoturismo, a criação e estruturação de quatro parques ecológicos que vão integrar a rede de atrações turísticas da região está sendo estudada pelo Grupo Gestor de Turismo (CGT) de Alta Floresta. Uma comissão visitou os parques Ecológico C/E, dos Pioneiros, do antigo Zoológico e uma área verde no bairro Cidade Bela com o objetivo de verificar o potencial destes locais para atividades como trilhas, esportes de aventura, lagoa com pedalinhos, contemplação da natureza e outras opções.
A integrante do grupo, Vanusia Oliveira, disse que a formação de parques ecológicos é muito importante em vários sentidos. “A cidade é muito quente e precisa de ilhas verdes para amenizar o calor. Não é possível estruturar todos ao mesmo tempo, mais vamos iniciar os trabalhos para transformar essas áreas em parques com atrativos”, pontuou, através da assessoria.
Será elaborada uma ficha técnica de cada área, com levantamento do potencial turístico, os projetos que podem ser desenvolvidos em cada área, análise da regulamentação dos terrenos e de que forma podem ser ocupados, entre outros requisitos técnicos. As ações serão desenvolvidas junto ao município para elaboração de projetos e captação de recursos estadual e federal.
O Grupo Gestor de Turismo tem 23 ações iniciais definidas para 2014, com objetivo de estruturar e alavancar o setor turístico da região. Essas atividades estão ligadas a setores de infraestrutura urbanística, transportes, hotelaria e alimentação. Além disso, o grupo trabalha para construção de planos de marketing e publicidade e na criação do site para promoção da região como destino turístico.