O governo do Estado oficializou, hoje, por meio da pasta de Transporte e Pavimentação Urbana, a liberação de 25 mil litros de óleo diesel para recuperação de estradas em Sorriso. A ação acontece em meio ao clamor, principalmente do setor produtivo, que vem sendo prejudicado com as chuvas devido as precárias condições do tráfego. A colheita da soja, por exemplo, está comprometida. 60% dos pouco mais de 600 mil hectares já foram colhidos, mas há áreas com perdas.
Ontem, na cidade, uma equipe da Defesa Civil estadual, composta por três servidores, começou auxiliar a prefeitura e também municípios como Ipiranga do Norte, Tapurah e Nova Ubiratã a reunirem toda a documentação necessária para que o decreto de emergência possa ser encaminhado o mais rápido possível ao governo federal e, consequentemente, ocorra a liberação de recursos. Esta equipe vai percorrer os municípios registrando em fotos os estragos e auxiliando no preenchimento de documentos.
A equipe acredita que dentro de três dias tudo possa estar registrado e catalogado para auxiliar o decreto de emergência. Este trabalho é necessário para que o governo federal avalie a real situação na região e libere recursos extras para arrumar pontes e estradas vicinais que ficaram comprometidas com as fortes e constantes chuvas que castigam a região.
Desde início do mês o governo liberou outros 160 mil litros de óleo diesel. No Norte e Médio-Norte foram beneficiadas Novo Horizonte do Norte (10 mil litros), Tabaporã (25 mil litros) e Tapurah (20 mil litros). A demais são Novo Horizonte do Norte (10 mil litros), Juruena (20 mil litros), Guiratinga (20 mil litros), Cotriguaçu (10 mil litros), Alto Araguaia (45 mil litros) e Brasnorte (10 mil litros).