Sinop deve integrar, a partir de julho, o Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes da Margem Direita do Teles Pires, que deve ser criado. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para conservação de rios e nascentes da região, além de uma maior participação social na gestão dos recursos hídricos com caráter normativo, consultivo e deliberativo.
A equipe será formada por representantes de órgãos governamentais e não-governamentais dos municípios de Sinop, Vera e Sorriso com representantes das secretarias municipal e estadual de Meio Ambiente, colônia de pescadores entre outros órgãos e entidades que se interessarem, segundo a secretária Cristina Ferri.
Recentemente foi promovido o primeiro encontro do grupo que definiu os primeiros procedimentos e processos da criação da comissão. "Até o mês que vem, pretendemos reunir todos documentos necessários para composição do comitê, em seguida os encaminharemos à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) regional de Sinop analisar a legalidade da formação de um regimento interno", disse Ferri.
A equipe pretende participar, em outubro, do Encontro Nacional de comitês de bacias hidrográficas de todo país, em Maceió (AL).