O aeroporto municipal João Batista Figueiredo receberá mais um caminhão AP-2, utilizado no combate a incêndio. O superintendente aeroportuário, Liomar Costa, afirmou, ao Só Notícias, que a entrega do veículo ocorrerá, na segunda-feira (24), em solenidade a ser realizada em Várzea Grande. Assim como Sinop, o aeroporto várzea-grandense e o de Alta Floresta também receberão um caminhão cada.
De acordo com Liomar, o veículo é uma das exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que o local possa operar com maior quantidade voos, como está previsto com a ampliação da unidade. Atualmente, existe apenas um caminhão no local, que é suficiente para atender a atual demanda. No entanto, o superintendente afirma que, mesmo antes do aumento na capacidade de operação, a vinda deste novo veículo trará ainda mais segurança, uma vez que falta o "veículo reserva" para possíveis necessidades de manutenção.
Após a ampliação do aeroporto e, consequentemente, o número de voos, Liomar afirma que os dois caminhões serão suficientes para realizar o trabalho de combate a incêndio, caso isso seja necessário. Os caminhões foram doados pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, atendendo a uma solicitação do deputado federal Valtenir Pereira (PROS).
Conforme Só Notícias já informou, entre as mudanças previstas na ampliação, haverá a construção de um novo terminal de passageiros, com quatro mil metros quadrados, além da ampliação da pista, passando dos atuais 30 para 45 metros de largura e de 1.627 metros para 2,5 mil metros de comprimento. Também haverá instalação de sinalização e balizamento, torre de controle, equipamentos de navegação e um terminal para operação de cargas e desembaraço aduaneiro, entre outros. A previsão é que o aeroporto passe dos atuais 28 mil embarques e desembarques anuais, para 170 mil.