A prefeitura está reavaliando os cadastros existentes no Departamento de Habitação e para agilizar o trabalho e garantir que todas as famílias sejam visitadas, está agendando as visitas através do Disk Habitação pelo número (65) 3549 7148. Até o fim do mês de fevereiro serão marcadas somente as visitas para as famílias que moram no município há mais de 20 anos. No caso das pessoas que moram há mais de cinco ou mais de dez anos, o período de agendamento ainda não foi definido.
A secretária municipal de Cidadania e Habitação, Janice Ribeiro, explica que a medida tem como objetivo garantir que as pessoas que moram no município há mais tempo tenham acesso aos programas habitacionais. As visitas são realizadas pelas equipes de assistência social. A intenção é obter um cadastro atualizado do número de famílias que realmente necessita de moradia. Ao todos, são mais de três mil famílias cadastradas.
Segundo a secretária, o sistema de avaliação social realizado na casa da família é uma das novas regras estabelecidas pelo poder público e visa reduzir o número de fraudes e garantir que as pessoas que mais precisam sejam beneficiadas.
Atualmente, o município, em parceria com o governo federal, através do Programa Minha Casa Minha Vida, está construindo 700 casas. As unidades fazem parte da I etapa do Loteamento Vida Nova, que contempla a construção de 2.465 moradias.
Serão beneficiadas as famílias com renda até R$ 1,6 mil e que não possuem nenhum imóvel no nome. Terão prioridade aquelas que se enquadrarem nos novos critérios de seleção aprovados pelo Conselho Municipal de Habitação, tempo de moradia no município, seguido do número de filhos e renda per capta.
O disk habitação funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O agendamento também pode ser realizado pessoalmente na Secretaria Municipal de Cidadania e Habitação, que funciona no mesmo horário do disk.