PUBLICIDADE

Pista escorregadia prejudicou pouso de avião envolvido em acidente no MT

PUBLICIDADE

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) concluiu o relatório final do acidente envolvendo  um avião Embraer EMB-810C, em uma fazenda, em Querência. A aeronave havia saído de uma propriedade em Primavera do Leste e no pouso, acabou saindo a pista e atingindo a vegetação. Dois pilotos que estavam à bordo não se feriram. O caso aconteceu em novembro de 2012 mas o documento só foi concluído recentemente.

É apontado que no histórico do voo, no momento do pouso ,chovia muito. No entanto, antes tripulação havia feito uma passagem, decidindo continuar. “Durante a corrida após o pouso, a tripulação encontrou dificuldades para a frenagem da aeronave dentro dos limites da pista, vindo a colidir contra a vegetação.  A aeronave teve danos substanciais”, consta.

No documento é apontado que, no “momento anterior ao pouso da aeronave, ocorreu precipitação no aeródromo. Durante o pouso, os pilotos informaram que havia uma chuva leve no aeródromo e a pista estava bem molhada”. Em outro trecho, é destacado que “na Ação Inicial, constatou-se que a superfície da pista fica bastante escorregadia, quando molhada. Além disso, verificou-se que as marcações dos limites pista não estavam bem nítidas. […] As análises no sistema de freios não identificaram mau funcionamento”.

O Cenipa aponta não ser foco do relatório quantificar o grau de contribuição dos fatores, incluindo as variáveis que condicionaram o desempenho humano sejam elas individuais, psicossosiais ou organizacionais que interagiram propiciando o cenário favorável ao acidente. O objetivo é recomendar o estudo e o estabelecimento de providências de caráter preventivo.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE