Uma avaliação de controle interno do órgão central de gestão de pessoas e previdência, com indicações de pontos a serem aprimorados, foi entregue nesta semana pelo secretário-auditor geral de Mato Grosso, José Alves Pereira Filho, ao secretário de Estado de Administração, Pedro Elias Domingos de Mello.
Receptivo, Pedro Elias destacou é bem-vinda toda ação para contribuir na melhoria dos processos na gestão pública. José Alves observou que o papel da AGE não é somente apontar situações a serem aperfeiçoadas, mas também encontrar soluções para aprimorar os processos de trabalho em conjunto com os órgãos, bem como auxiliá-los na implementação das medidas. “O indicador de resultado da AGE é a melhoria dos procedimentos e não o apontamento de falhas”, destacou o secretário-auditor geral.
Ele salientou que a AGE tem uma atuação forte na gestão de pessoal e previdência desde 2011, quando o órgão passou a trabalhar por áreas de gestão. Além de levantar causas e efeitos e mapear fragilidades dos controles internos, a Auditoria Geral emite parecer prévio sobre cada processo de benefício previdenciário, concursos públicos e admissões de pessoal do Poder Executivo de Mato Grosso antes do envio ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).
“Já houve considerável diminuição do número de impropriedades nos processos encaminhados ao TCE, o que evidencia a efetividade das revisões e o comprometimento dos gestores na correção dos apontamentos feitos pelo órgão de controle interno (AGE), de forma a diminuir os custos para o Estado com retrabalho e republicações de atos no Diário Oficial”, ressaltou José Alves.
Também participaram da reunião o secretário-adjunto de Gestão de Pessoas da SAD, Cláudio Nogueira Dias, a superintendente de Auditoria em Gestão de Pessoas e Previdência (AGE), Mônica Acendino, a secretária-adjunta da Corregedoria Geral do Estado (AGE), Cristiane Laura de Souza, e a superintendente de Desenvolvimento dos Subsistemas de Controle (AGE), Kristianne Marques.