Policiais federais de todo o país participarão, amanhã, de protestos em frente às unidades da Polícia Federal e, no Dia Mundial do Enfermo, cruzes vermelhas serão empunhadas como um pedido de socorro por uma PF doente. Em vários locais, os policiais também vão encenar a Polícia Federal doente, numa maca de hospital, com balão de oxigênio e soros, simbolizando a situação do órgão, que sofre nos últimos anos.
Os policiais federais dos cargos de agente, escrivão e papiloscopista são os únicos servidores da história do Brasil que já sofreram sete anos de congelamento salarial, e até hoje não conseguiram o reconhecimento legal de suas atribuições, que aplicam seus conhecimentos acadêmicos exigidos em concurso público.
A queda de produtividade no órgão tem sido maquiada através da divulgação de estatísticas de inquéritos instaurados. Porém, o inquérito significa apenas um procedimento burocrático se não acontecer o verdadeiro trabalho policial dos investigadores, que produzem as provas e possibilitam o indiciamento, que aponta o suspeito do crime.