A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Sinop, criou uma alternativa para evitar as violações de prerrogativas dos advogados. Desde ontem, a entidade disponibilizou dois telefones de plantão para que os profissionais entrem em contato com integrantes da Comissão de Prerrogativas sempre que tiverem seus direitos burlados e sejam atendidos de forma imediata. Os números são o (66) 9982-8405 e o (66) 9614-6400.
O presidente da subseção, Felipe Guerra, explicou, ao Só Notícias, que a medida é de grande importância, já que inúmeras violações são registradas todos os meses. Ele explicou que elas vão desde à impedimentos dos advogados terem acesso a processos, inquéritos, estabelecimentos e presos, além de prisões de advogados durante o exercício da profissão, o que é proibido nos casos de crimes que são “afiançados”. No ano passado, Sinop registrou dois destes casos.
Ainda segundo o presidente, a iniciativa, que também é tomada em outras subsedes da OAB, dará mais apoio aos profissionais, coibindo os “desrespeitos” aos seus direitos.
O presidente da comissão, Fábio Cavina, explicou, através da assessoria, que a assistência funcionará 24 horas por dia. “O advogado poderá entrar em contato conosco a qualquer hora. Os telefones sempre estarão com um dos membros da Comissão que prontamente atenderá a necessidade do profissional. É preciso que o advogado faça valer suas prerrogativas e perceba que está amparado pela Ordem”.