Atrasos na entrega de correspondências e faturas entregues após o vencimento tem gerado inúmeras reclamações contra o serviço dos Correios em Sinop e não são apenas problemas que acontecem nos bairros. Na área central, o problema é o mesmo com empresas também sendo prejudicadas. Uma delas, que fica a menos de 300 metros da agência na avenida das Embaúbas, recebeu ontem fatura relativa a prestação de serviços que vencia no dia 10. A empresa credora estabeleceu apenas 5 dias de tolerência para receber via banco ou lotérica. Como entrega ocorreu 17 dias após vencimento, foi preciso ligar na central de atendimento, solicitar segunda via e tentar renegociar para não serem cobradas multa e juros.
Em bairros mais distantes como Jacarandás e Celeste, a situação é ainda pior. De acordo com o morador Wilson de Oliveira, a situação tem gerado transtornos. "Eu tenho uma fatura de consórcio que vence no dia 15 e de dois meses para cá tenho recebido com quase 20 dias de atraso, bem após o vencimento. Dai tenho que pagar com juros. Já liguei para o pessoal que emite a fatura e eles garantiram que enviam via correios com quase um mês de antecedência. O correio chega a ir entregar correspondência para o meu vizinho da frente e não leva a minha fatura, não entendo isso", desabafou. Segundo ele, ter que ligar sempre na empresa emissora para pedir para passar por email porque não recebeu a fatura é muito desgastante.
Outra moradora de Sinop, que prefere não se identificar, contou que monitorava o envio de um produto comprado pela internet, através do rastreio online pelo número de registro. Ela ficou preocupada quando o status do pedido mostrou o produto entregue na tarde de sexta-feira (24), sendo que o carteiro não haviam passado na sua rua naquele dia. 'Entendo que choveu muito naquela tarde, mas eu tinha que liberar uma qualificação pelo produto assim que recebesse. Isso gerou confusão porque a pessoa que me enviou via o status do produto como entregue. Eu acabei tendo que qualificar mesmo sem ter recebido, sem saber se iria receber um produto de qualidade. Fui receber o produto somente na segunda à tarde. Tenho fotos do sistema de rastreio para provar", relatou.
Outro lado
Só Notícias tentou entrar em contato com responsáveis pelo Centro de Distribuição dos Correios em Sinop para explicarem o problema e quando será solucionado. Mas não foram dadas informações. A orientação é que "somente a assessoria de comunicação em Cuiabá" poderá responder os questionamentos. Até a publicação desta reportagem, não houve resposta ao email enviado.