A situação na Agência Regional do Ministério do Trabalho de Sinop continua caótica. Conforme Só Notícias informou com exclusividade no início do mês, a agente homologadora Indianara dos Anjos Rocha Dechante comunicou que a unidade de Sinop não mais faria as homologações trabalhistas. Logo depois ela entrou de férias e somente uma funcionária está atendendo na agência, porém, só cumpre outras atividades, como por exemplo, encaminhar seguro desemprego para trabalhadores de 25 cidades da região. Também é feito protocolo de documentos, férias coletivas, início de obras, procedimentos do Sesmt, CAT. Só Notícias apurou que estão sendo atendidas 20 pessoas por dia, com distribuição de senhas, o que faz com que muitas pessoas cheguem a dormir no local para serem atendidas.
Quanto às homologações, alguns escritórios de contabilidade informaram, ao Só Notícias, que os empregadores estão depositando o valor das rescisões para os ex-funcionários, mas a homologação, que permitirá que esse ex-funcionário possa sacar seu FGTS ou requerer seguro-desemprego estão em suspenso, aguardando até que a situação se normalize no órgão. Há uma possibilidade de que a Superintendência Regional do Trabalho em Cuiabá envie pessoal para fazer as homologações em Sinop.
Enquanto isso, empresas e funcionários que não possuem sindicato de suas categorias em Sinop como: postos de combustíveis, escritórios de contabilidade, advocacia, consultoria, empresários autônomos como arquitetos, dentistas, ortodontistas, psicólogos, oftalmologistas; despachante, auto-escolas, clínicas, hospitais, prestadores de serviços, navegação fluvial, indústrias, construção pesada, segurança privada, gráficas, educação, farmácias, laboratórios, bancos públicos e privados, academias, corretoras de seguros, locadoras, construções elétricas, lavanderias, hotéis, rádio, televisão, revenda de celulares, igrejas, agropecuárias, lavadores de carros e limpa fossas não tem como fazer homologações de rescisão trabalhista.
(foto: Só Notícias/Jéssica Batista)