A Coordenadoria de Polícia Comunitária, da Polícia Civil, tem mostrado que a aproximação com a sociedade e a integração entre as forças de segurança pública são os remédios no combate à criminalidade. Durante o ano de 2013 foram realizadas 40 ações sociais como palestras educativas e mutirões, sendo que 9 dessas atividades contaram também com registros de boletins de ocorrência.
Outro ponto forte é o trabalho conjunto nas bases comunitárias, onde policiais civis e militares atendem a comunidade local desenvolvendo uma linguagem de comunicação mais próxima do cidadão, além de agilizar o atendimento de ocorrências, uma vez que cada base está responsável apenas pela região que atua. Segundo a Delegada de Polícia, Silvia Virginia Biagi Ferrari, a Polícia Civil possui, atualmente, 21 policiais trabalhando nas bases, que tem o propósito de aproximação com a comunidade. “Nossos policiais também tornam acessível vários programas sociais e dão orientações de segurança aos cidadãos”.
Conforme o coordenador estadual de polícia comunitária, Major PM Júlio Martins de Carvalho, atualmente o estado tem 23 bases comunitárias criadas por lei, sendo 18 localizadas entre Cuiabá e Várzea Grande e outras 5 no interior, compreendendo as cidades de Rondonópolis, Tangará da Serra, Sinop, Barra do Garças e Cáceres.
Para Martins o sucesso do trabalho da Coordenadoria é garantido pela união das forças de segurança pública estaduais. “A integração é necessária para combater o crime, que é um problema social. Como em um grande hospital, cada um atua em sua especialidade, mas trabalhando juntos para auxiliar e fortalecer o trabalho do outro”.
De acordo com a delegada Sílvia Virginia, a Coordenadoria de Polícia Comunitária mantém diretamente sob sua coordenação dois projetos sociais em ação. São eles: “Ciranda da leitura”, voltado para o incentivo à leitura, promovendo a arrecadação e distribuição de livros para bibliotecas e escolas e o “De bem com a vida”, focado no combate ao consumo de bebida alcoólica durante a adolescência através de trabalhos preventivos de conscientização junto aos jovens e a sociedade em geral.
O projeto Ciranda da leitura distribuiu cerca de 2600 livros em 2013, enquanto que o De bem com a vida, após nove meses de seu lançamento, finalizou o ano com 410 ações realizadas em todo estado.
Para contribuir com doação de livros, basta procurar a Coordenadoria no endereço Rua Diogo Domingos Ferreira, n.442, bairro Bandeirantes Cuiabá / MT, de segunda a sexta-feira, de 8h até 17h. O telefone para contato é: (65) 3322-5527.
A delegada Sílvia Virgínia deixou no início deste mês a coordenaçao da Polícia Comunitária para assumir a Ouvidoria Setorial da Polícia Civil, no lugar do delegado Gênison Brito Alves Lima, nomeado o novo coordenador de Polícia Comunitária da Polícia Civil.