Com objetivo de facilitar a reinserção do preso na sociedade, a Comarca de São José dos Quatro Marcos (315 km a oeste da capital) vai realizar uma série de cursos profissionalizantes em 2014, aos reeducandos da Cadeia Pública do município. A iniciativa do Poder Judiciário local, em parceria com o Ministério Público, diretoria da unidade prisional, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural, oferecerá seis diferentes cursos de capacitação.
No cronograma constam cursos de fabricação caseira de produtos de higiene e limpeza para fevereiro e agosto, de jardinagem para março e setembro, de artesanato com chifre e com couro bovino para abril, panificação caseira para o mês de maio e aproveitamento de resíduos de madeira para fabricação de brinquedos pedagógicos previsto para setembro.
Outros cursos em parceria com o Rotary Club e o Senai deverão acontecer. Na primeira semana de dezembro, os presos fizeram um curso de artesanato em couro bovino e por conta do sucesso alcançado, será realizado novamente em abril, para dar oportunidades a outras turmas de internos. Em cinco dias de curso, os detentos aprenderam a fazer chinelos, cintos, bolsas, chaveiros, capas para celulares, bainhas de canivete, copos de bozó e diversos outros artigos em couro.