O número de doações de sangue que aumentaram 11% este ano em comparação a 2014, segundo o MT Hemocentro. Foram 12.972 em 2014 e 14.754 este ano. Apenas na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá, o número de doações aumentou em mais de três vezes, passando de 991 para 3.171.
Durante o ano foram realizadas 80 campanhas voluntárias e 106 palestras, fato que contribuiu para o aumento no número de doações. Um exemplo foi a campanha Doe Sangue Pela Pátria, que fez parte da programação da Semana da Pátria e envolveu as instituições ligadas à segurança pública em Mato Grosso, como Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, entre outros.
A elaboração do Plano Diretor de Sangue Estadual colocou o MT Hemocentro com uma referência nacional na área. Para o secretário de Estado de Saúde, Eduardo Bermudez, esse é o resultado do empenho e dedicação de todo a equipe do órgão. Ele destaca a força de vontade da diretoria que, mesmo com os desafios do dia a dia, consegue gerir a unidade e promover ações para sensibilizar as pessoas e promover o amor ao próximo.
Para a diretora do MT Hemocentro, Elianne Maria Ferreira Curvo, todos os resultados positivos são reflexos do desempenho de cada um dos servidores da unidade. “Tentamos fazer o melhor todos os dias. São desafios superados e muita força de vontade. Não é fácil, mas tentamos dar o melhor no que fazemos”, disse Elianne.
A diretora destaca que as campanhas e as palestras são importantes, mas ainda é preciso sensibilizar a população para que a doação de sangue seja um hábito. “O doador precisa ser educado a fazer doações periodicamente, pelo menos três vezes ao ano”, reitera. A doação de sangue é voluntária, anônima, altruísta, não remunerada e o sangue é repassado de forma gratuita às unidades de saúde.