Será apresentado, nesta quarta-feira, no Palácio Paiaguás, o Plano Emergencial de Enfretamento ao Aedes aegypti. A apresentação terá a presença do governador Pedro Taques, do secretário de Estado de Saúde, Eduardo Bermudez, representantes da Defesa Civil, da Segurança Pública e da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Ainda na ocasião serão apresentados os dados epidemiológicos da dengue, febre chikungunya e zika vírus, além da campanha publicitária de sensibilização sobre o combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, produzida pelo governo do Estado.
O número de casos suspeitos de microcefalia notificados em Mato Grosso aumentou na última semana, passando de 68 para 72, todos na região Sul do Estado. O número de gestantes que apresentaram feto com alterações no perímetro cefálico também teve alterações, de quatro para seis registros.
Dos seis registros de gestantes que passaram por exames e os fetos apresentaram alteração no Sistema Nervoso Central, quatro são de Rondonópolis, uma de Cuiabá e uma de Peixoto de Azevedo, região norte do estado. Os casos ainda estão sob investigação tanto em relação à confirmação para microcefalia, quanto à causa da doença.
Em relação ao registro de nascidos vivos, o Centro de Informação Estratégica e Vigilância em Saúde (Cievs) da SES informou que são registrados 62 casos suspeitos em Rondonópolis, dois em São José do Povo, Alto Garças e Itiquira e um caso em Alto Araguaia, Jaciara, Pedra Preta e Tesouro. Os novos dados já foram encaminhados para o Ministério da Saúde.