A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) assumiu o desafio de administrar a Arena Pantanal e um dos principais objetivos era fazer do estádio não só um espaço do esporte, mas utilizá-lo de diferentes outras formas. Entre jogos, shows e ações de cidadania e lazer, o local recebeu mais de 300 mil pessoas nos quase 150 eventos realizados nas áreas internas e externas.
Sucesso de público nas cinco edições, o “Vem Pra Arena”, realizado em parceria com outras secretarias, foi um dos eventos que mais atraiu pessoas para o estádio este ano. Oferecendo apresentações musicais, feiras artesanais e gastronômicas, brincadeiras, o evento também proporcionou visitas às dependências da Arena, fato que aguçou ainda mais a curiosidade de jovens e adultos. O público em cada edição variou entre 15 e 50 mil pessoas.
O secretário Eduardo Chiletto diz que a pasta trabalhou durante todo o ano para que a Arena Pantanal fosse realmente um estádio multiuso. De acordo com o secretário, o local abriga uma excelente estrutura para sediar quaisquer tipos de ações culturais, esportivas e sociais. Chiletto acrescenta que para 2016, o objetivo é intensificar os eventos.
“Estamos felizes com o resultado das atividades na Arena, principalmente, pelo público que visitou o estádio e pode conhecê-lo melhor. A Arena é da população, então queremos que as pessoas tenham um local de diversão e lazer com organização e segurança”.
Com 300 mil metros quadrados de área construída, a Arena Pantanal tornou-se um dos principais pontos de lazer e saúde de Cuiabá. Diariamente, o local recebe de 2 a 3 mil pessoas que praticam caminhada, corrida, ciclismo e outros esportes. A segurança no entorno do estádio está sob responsabilidade da Polícia Militar, com agentes do 10º Batalhão lotados em uma unidade na área externa.
Além de ter sido palco de uma série de eventos em 2015, a Arena Pantanal também entrou para a história do futebol americano no Brasil. A partida entre o Cuiabá Arsenal e o Coritiba Crocodiles, no dia 21 de novembro, levou 15 mil pessoas ao estádio. O número é um recorde nacional e impressionou tanto os jogadores da equipe cuiabana, quanto os adversários do Paraná.
Presidente do clube, Paulo César Ribeiro, conta que o desejo de jogar na Arena era antigo por parte da diretoria e atletas. O jogo do Arsenal foi o segundo maior público da Arena 2015. A partida só perdeu para o clássico Flamengo x Vasco, em junho.
“Desde a construção do estádio, pensávamos em uma partida do Cuiabá Arsenal lá. Quando tivemos essa oportunidade, fizemos de tudo para que fosse um evento marcante para o público. Nossa maior conquista foi ter 15 mil pessoas no estádio, torcendo por nós e aproveitando a festa, porque foi uma grande festa”.
Igualmente histórica foi a partida da seleção feminina de futebol na Arena, que marcou a primeira vez do time em Mato Grosso. A equipe disputou um amistoso com a Nova Zelândia, no dia 1º de dezembro. Na ocasião, quase 13 mil pessoas vibraram com a goleada brasileira de 5 a 1.