PUBLICIDADE

Ações preventivas da Segurança Pública serão reforçadas em 2016

PUBLICIDADE

As ações preventivas desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) serão reforçadas a partir do ano que vem. As 23 Bases Comunitárias de Segurança Pública do Estado serão reformadas e os 1.340 alunos soldados que estão sendo capacitados pela Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (Esfap) serão formados para atuar como instrutores e promotores de Polícia Comunitária em Mato Grosso.

Em setembro, 132 integrantes dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Consegs) se encontram com o governador Pedro Taques para discutir iniciativas para melhorar a Segurança Pública do Estado. Foi um dos primeiros passos para o fortalecimento da política de prevenção da Segurança. Ainda, em 2015, foram empossados 900 novos membros para atuar nos Consegs.

O diálogo entre a comunidade e as forças de Segurança Pública foi outro destaque em 2015. Mais de 140 conselheiros comunitários, lideranças comunitárias e profissionais de segurança pública se reuniram no “1° Fórum Permanente de Interlocução Sociedade e Segurança Pública”, que discutiu problemas e propôs solução para segurança pública.

Além das reuniões periódicas com a comunidade, os Consegs realizaram importantes obras em parceria com empresários, comunidades, prefeituras e outros órgãos públicos, o que resultou na reforma das delegacias de polícia de Paranatinga e Querência, inauguração de laboratórios de informática nos municípios de Itaúba, Várzea Grande e Barra do Garças, instalação de câmeras de monitoramento em Peixoto de Azevedo, inauguração da sede do Conseg de Distrito da Guia e desenvolvimento do projeto preventivo “Cinema na Comunidade”, promovido no bairro Pedra 90, em Cuiabá.

O secretário Executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo Silvestre, destaca que a prevenção é o eixo de maior concentração de esforços para o próximo ano de gestão. “A segurança pública é pensada em cima de dois eixos: repressão qualificada e prevenção. No âmbito da prevenção, estamos trabalhando junto com os Consegs e a comunidade para que a estratégia de policiamento seja melhor empregada. A partir do ano que vem, reforçaremos as ações de prevenção como uma das estratégias de redução da criminalidade”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incra abre vagas para dois assentamentos em Mato Grosso; um no Nortão

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)...

Ataque de abelhas causa tumulto em escola de Sorriso

Um ataque de abelhas gerou momentos de tensão e...

MP defende atuação coordenada das instituições em crises de segurança em Mato Grosso

Promotores de justiça, policiais, peritos e bombeiros estão participando...
PUBLICIDADE