PUBLICIDADE

Procon-MT faz alerta sobre cuidados com compra de alimentos para ceias

PUBLICIDADE

Ao comprar alimentos, o consumidor deve sempre tomar cuidado. Não só com o produto em si, mas também com as condições do local onde são comercializados e armazenados. Tendo em vista a proximidade com as festas de Natal e Ano Novo, que normalmente reúnem a família, o Procon Estadual elaborou algumas dicas que devem ser observadas na hora das compras para a ceia.

Antes de ir ao supermercado, elabore o cardápio e faça uma lista do que necessita comprar. Esteja ciente do quanto poderá gastar sem prejudicar o orçamento, pois assim você evita compras por impulso e a aquisição de produtos desnecessários. Não se esqueça de verificar se há espaço na sua geladeira/freezer para produtos que precisam de refrigeração.

Sempre que possível, compare os preços dos produtos em panfletos, anúncios, encartes publicitários e na internet. Assim, o consumidor poderá verificar quais preços são mais atrativos e ainda exigir o cumprimento da oferta, no caso de publicidade enganosa. Observe atentamente os valores registrados no caixa, pois se houver diferença entre o valor anunciado nos panfletos ou nas gôndolas, prevalece o menor.

Não se esqueça de verificar sempre os prazos de validade e as recomendações dos fabricantes quanto à conservação e manipulação adequadas dos produtos. Fique atento também às condições de higiene do estabelecimento e dos funcionários.

Uma boa dica para economizar é dar preferência às frutas da época que, geralmente, são mais baratas do que as frutas secas. Produtos de origem animal (carnes, leites e derivados) devem apresentar o carimbo do Serviço de Inspeção. Não compre produtos de origem/qualidade duvidosa.

Observe atentamente as condições da embalagem e não compre produtos com rótulos danificados ou pouco legíveis. Não adquira produto com lata estufada, amassada ou com pontos de ferrugem; vidros com a tampa amassada/enferrujada ou com líquido turvo/espuma, pois a integridade do alimento pode estar comprometida.

Não compre produtos embalados a vácuo que apresentem bolhas de ar ou líquido ou embalagens UHT se estiverem com lacre violado/tampa aberta/ estufadas/amassadas.

Em relação a alimentos fracionados, a dica é comprar tudo o que foi pesado e etiquetado às vistas do consumidor. Evite adquirir produtos já embalados que normalmente são mais caros e sem acompanhamento do fracionamento e do processo de embalagem. Fique atento ao balcão refrigerado, que não deve apresentar poças de água, embalagens transpiradas ou com placas de gelo sobre a superfície.

Redobre a atenção e confira atentamente a data de validade, pois alguns estabelecimentos costumam fazer promoção de itens que estão próximos de vencer. Conforme a Lei Estadual (nº 10.231/2014), o prazo de validade de produtos alimentícios com menos de um mês para o término da data de validade, comercializados mediante promoção, queima de estoque ou com descontos atrativos, deve ser destacado.

Exija e guarde a nota fiscal, pois ela é o documento que comprova a relação de consumo e garante que os direitos do consumidor sejam cumpridos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinopense ganha quase R$ 50 mil na Lotomania

O apostador de Sinop, ontem à noite, acertou 19...

Acidente entre carro e ônibus deixa um morto na BR-163 em Sorriso

O acidente envolveu um VW Saveiro e um ônibus...

CNJ mantém afastado juiz suspeito de venda de sentença em Mato Grosso

O Pleno do Conselho Nacional de Justiça decidiu, por...
PUBLICIDADE