PUBLICIDADE

Frigorífico é multado em R$1 milhão em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A equipe de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiental (Sema) embargou e multou em R$ 1 milhão um frigorifico que funcionava ilegalmente no município de Barra do Bugres (região Médio Norte). O empreendimento foi autuado por não possuir licença ambiental e por ampliar sua estrutura física em Área de Preservação Permanente (APP). O crime foi descoberto durante uma ação de fiscalização em empreendimentos.

De acordo com o superintendente de Fiscalização da Sema, Fagner Augusto do Nascimento, o frigorífico possui a licença de instalação, mas não a licença de operação. Durante a vistoria os fiscais ainda identificaram diversas irregularidades: os efluentes de abate de animais (resíduos sólidos e líquidos) eram armazenados de forma irregular; os rejeitos de rúmen (vísceras de animais) eram depositados in natura, a céu aberto; e a captação de água subterrânea e superficial não possuía outorga de captação nem outorga de lançamento.

Nascimento explica que as lagoas de tratamento de efluentes estão incapazes de realizar o devido tratamento dos resíduos, pois há uma sobrecarga de efluentes gerados pelo número superior de abates em contraponto à capacidade instalada do empreendimento. Ele alerta que essa situação pode causar aumento de incidência de vetores, ocasionando doenças, poluição e contaminação de lençol freático e corpos hídricos superficiais.

Para um empreendimento entrar em fase de operação é necessário cumprir alguns passos. Primeiro o proprietário entra com pedido de licença ambiental na Sema. Depois seu processo passa por três etapas, sendo a primeira a Licença Prévia (LP), momento de solicitar o planejamento da implantação do empreendimento. O próximo passo é a Licença de Instalação (LI), que é autorização – ou não – do início da obra ou instalação. E por último tem a Licença de Operação (LO), que autoriza o funcionamento do empreendimento/obra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incra abre vagas para dois assentamentos em Mato Grosso; um no Nortão

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)...

Ataque de abelhas causa tumulto em escola de Sorriso

Um ataque de abelhas gerou momentos de tensão e...

MP defende atuação coordenada das instituições em crises de segurança em Mato Grosso

Promotores de justiça, policiais, peritos e bombeiros estão participando...
PUBLICIDADE