PUBLICIDADE

Secretaria multa em R$ 1 milhão garimpo ilegal em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Um garimpo que funcionava ilegalmente em Poconé (104 quilômetros de Cuiabá) foi multado em R$ 1 milhão por operar sem licença ambiental. O crime foi descoberto durante uma ação de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). De acordo com o analista do Meio Ambiente da Sema, Mucio Teixeira, o garimpo possui licença de instalação, mas a licença de operação ainda não foi liberada.

Os fiscais também constataram que a barragem de rejeitos do empreendimento estava com fissuras e deficiências construtivas, potencializando assim o risco de ruptura, o que poderia atingir duas residências próximas ao local. Teixeira explica que a barragem estava em seu limite máximo e por isso o rejeito extravasava pelas laterais causando a degradação ambiental.

A área do empreendimento tem 14 hectares e a barragem ocupa de 3 a 5 hectares. Além de ser multado, o garimpo foi embargado, tendo que paralisar totalmente suas atividades até que se regularize com o órgão ambiental. A ação resultou ainda na apreensão de duas pás carregadeiras, cinco caminhões, dois moinhos martelos e três de bola (um tipo de moedor de pedra) e cinco centrifugadores (equipamento utilizado em garimpo para fazer uma maior concentração de ouro).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Seduc contrata banca para organizar concurso público em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação (Seduc) assinou contrato com...

Prefeitura em Mato Grosso suspende concurso com 130 vagas após decisão do TCE

A prefeitura de Ribeirãozinho (538 quilômetros de Cuiabá) decidiu...

Bombeiros resgatam jararaca que estava em estacionamento de mercado em MT

O Corpo de Bombeiros resgatou nesta quarta-feira uma serpente...
PUBLICIDADE