PUBLICIDADE

Justiça bloqueia o WhatsApp por 48 horas; Mato Grosso também tem proibição

PUBLICIDADE

Uma decisão da justiça criminal de São Bernardo do Campo (SP) está impedindo milhares de brasileiros de se comunicar através do aplicativo WhatsApp, em todo o país, por 48 horas, a partir desta 5ª. A ordem começou a ser cumprida pelas operadoras de telefonia celular. A maioria já bloqueou a comunicação nos telefones com 4G e 3G.  Em Mato Grosso, considerando o fuso horário em relação a Brasília (uma hora a menos), o bloqueio no sinal começou por volta das 23hs. Alguns usuários, porém, conseguiram enviar mensagens conectados em wi-fi.

A Folha de São Paulo informa que a OI e a Vivo recorreram e aguardam julgamento do recurso. A decisão judicial da proibição é "medida cautelar, mas o autor da ação está mantido sob sigilo" e "as autoridades que investigam o caso obtiveram autorização judicial para que o WhatsApp quebrasse o sigilo de dados trocados pelos investigados via aplicativo, mas a empresa não liberou as informações solicitadas. O bloqueio seria uma represália".

Esse ano, no Piauí, um juiz também determinou o bloqueio do WhatsApp para forçar a empresa dona do aplicativo a colaborar com investigações da polícia do Estado relacionadas a casos de pedofilia. Mas a decisão foi suspensa, porém, por um desembargador do Tribunal de Justiça após analisar mandado de segurança impetrado por companhias de telecomunicações.

Conforme Só Notícias informou, ontem, pesquisa do Ibope aponta que o WhatsApp é o aplicativo usado por 93% dos brasileiros. Em média, cada brasileiro usa 15 aplicativos. Em segundo, está o Faceook.

O CEO do Faceobok, Mark Zuckerberg, divulgou nota criticando a decisão judicial. O Facebook é dono do WatsApp. "“Hoje à noite, um juiz brasileiro bloqueou o WhatsApp para mais de 100 milhões de usuários do aplicativo no país.
Estamos trabalhando duro para reverter essa situação. Até lá, o Messenger do Facebook continua ativo e pode ser usado para troca de mensagens.
Este é um dia triste para o país. Até hoje o Brasil tem sido um importante aliado na criação de uma internet aberta. Os brasileiros estão sempre entre os mais apaixonados em compartilhar suas vozes online. Estou chocado que nossos esforços em proteger dados pessoais poderiam resultar na punição de todos os usuários brasileiros do WhatsApp pela decisão extrema de um único juiz. Esperamos que a justiça brasileira reverta rapidamente essa decisão. Se você é brasileiro, por favor faça sua voz ser ouvida e ajude seu governo a refletir a vontade do povo".

(Atualizada às 08:56hs em 17/12)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bolão de Mato Grosso ganha prêmio na Quina

O bolão realizado em Cuiabá acertou, ontem à noite,...

Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 85 milhões

As seis dezenas do concurso 2.790 da Mega-Sena serão...
PUBLICIDADE