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Concessionária amplia trabalho de recuperação emergencial em trecho da BR-364 no Estado

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A empresa intensificou os trabalhos de recuperação emergencial com mais duas frentes no trecho na BR-364, entre o município de Rondonópolis e a Serra de São Vicente. Esta semana, duas equipes operam durante o dia para reparos pontuais e a noite outro time, que já vinha atuando, segue com trabalhos de restauração do pavimento. A intenção é que a rodovia esteja em melhores condições para receber o fluxo de fim de ano e o escoamento da safra de grãos.

A Rota do Oeste deu início aos trabalhos no trecho após determinação emergencial da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em outubro. Segundo o aditivo ao contrato, a concessionária deve realizar trabalhos de recuperação emergencial e tapa-buracos ao longo de nove meses. As obrigações de recuperação profunda do pavimento e duplicação continuam com o Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) em todo o trecho entre Cuiabá e Rondonópolis.

Assim que a agência autorizou os trabalhos da concessionária, em outubro, a empresa iniciou a recuperação no segmento entre a saída de Cuiabá e o começo da Serra de São Vicente. Foram 42 quilômetros restaurados e sinalizados. Na época, este era o perímetro mais crítico. Em pouco mais de um mês tiveram início as atividades na região de Juscimeira, Santa Elvira e São Pedro da Cipa.

O gerente de Obras, Thales Mariano, explica que por estar há algum tempo sem receber manutenção, o pavimento se encontrava bastante deteriorado. “Era um trecho sob o qual não tínhamos responsabilidade e, por isso, não foi incluído no escopo de atuação Concessionária. Agora, durante este período de nove meses, vamos trabalhar de forma contínua para garantir um pavimento em condições mínimas de trafegabilidade e segurança”.

Por se tratar de um trabalho de recuperação emergencial, em um primeiro momento é feita uma intervenção pontual para eliminar os buracos e paralelamente executa-se a restauração funcional, que inclui a retirada da camada superficial de asfalto, avaliação das condições da base e aplicação de uma nova camada de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). De acordo com Thales Mariano, caso a base esteja com a qualidade comprometida, ela também é retirada e recomposta.

Para reduzir os impactos da obra no fluxo de veículos, a Rota do Oeste realiza os trabalhos mais complexos no período noturno, entre 19h e 4h30, horário de menor movimento na BR-163. Mesmo assim, por se tratar de uma rodovia de pista simples, é inevitável o bloqueio parcial da via e consequente operação de “Pare e Siga”, como é chamado o sistema de liberação alternada de tráfego, sendo um sentido por vez.

Nos locais onde há obra durante a noite, a sinalização é reformada com instrumentos de segurança, como cones e faixas refletivas, torres de iluminação, lâmpadas de LED e Painel de Mensagem Variável (PMV).

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