PUBLICIDADE

Obra do Memorial Rondon será entregue em fevereiro

PUBLICIDADE

A Obra de Reforma e Revitalização do Memorial Rondon no distrito de Mimoso (120 quilômetros de Cuiabá), do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur), segue em ritmo acelerado. A previsão para finalização dos trabalhos é fevereiro do próximo ano. A informação foi dada pelo secretário-adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luis Carlos Nigro, durante visita à construção.

Os trabalhos atuais têm se concentrado na cobertura externa que será colocada sobre o telhado para dar o acabamento final, na parte elétrica e na rede e sistema de tratamento de esgoto.

Iniciada em 2002, quando foram feitas apenas a fundação e levantada a estrutura metálica, a obra sofreu várias interrupções e nenhum avanço ao longo de todos esses anos. Como a estrutura é toda de metal, estava bastante deteriorada. “Tivemos que fazer um tratamento da ferragem com produto químico primeiro para depois realizarmos a pintura, porque estava toda enferrujada”, conta Nigro.

Também já foram executados contrapisos nos pisos inferior e superior, madeiramento, piso de madeira, cobertura do telhado com isolação térmica e quatro salas que serão usadas como apoio.

Com cerca de 150 famílias, Mimoso, distrito de Santo Antônio de Leverger, abriga uma comunidade simples e orgulhosa de sua história. Para o presidente da associação de moradores do local, João Bosco Queiroz da Costa, a obra, aliada à duplicação da MT-040 que liga Cuiabá ao município, levará turistas e visitantes à localidade, o que significa mudanças para os moradores, que vivem hoje basicamente da pecuária.

“A retomada desta construção era um sonho antigo nosso. Estamos esperançosos pois ela vai trazer turistas e isso significa movimento para o comércio e geração de emprego e renda”.

A ideia dos moradores é desenvolver passeios turísticos pelo Pantanal da região, artesanato, culinária, gerando emprego para que as pessoas não precisem sair da localidade para trabalhar como o senhor Antônio Desidério de Moraes, hoje aposentado, que trabalhou a vida toda na capital Cuiabá.

“Tem quase 40 anos que moro em Mimoso e durante 35 anos trabalhei em Cuiabá. Com a finalização do Memorial e a chegada dos turistas nossos jovens poderão ficar aqui, porque hoje eles têm que ir embora em busca de trabalho, pois aqui não tem opção”.

Pensando nisso, a Sedec já começou a realizar algumas ações visando informar e qualificar os moradores e ao mesmo tempo integrá-los à obra. Um exemplo foi o evento Turismo e Cidadania em Transformação na Terra de Rondon, realizado na comunidade na última sexta-feira (04), que proporcionou várias oficinas e levou informações para quem deseja abrir uma microempresa ou acessar uma linha de crédito por meio da MT Fomento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostador de Mato Grosso fatura R$ 408 mil na Lotofácil

Um apostador de Itiquira (358 quilômetros a Oeste de...
PUBLICIDADE