O prefeito Valtinho Miotto determinou que todas as secretarias se mobilizem para que Matupá reduza índice de infestação do mosquito Aedes Egypt e, consequentemente, os casos de dengue. A preocupação também é com a possibilidade de casos do zika vírus. Além de intensificar a conscientização é feita inspeção em casas e comércio para eliminar possíveis criadouros do mosquito.
O prefeito informou que a secretaria de Saúde intensificará as ações de conscientização com campanhas corpo a corpo como pit stop, arrastões nos bairros com apoio das escolas e clubes de serviços, reativará o programa Meu Bairro Sem Dengue e diversas outras campanhas. "Haverá borrifação de inseticida em pontos estratégicos, mapeamento de áreas consideradas mais críticas e ações de conscientização com igrejas, entidades, clubes de serviços e escolas com vídeos e folhetos explicativos sobre o dever de eliminar os focos do Aedes Aegypti”, explica Meyre Aparecida Assunção, secretária de Saúde.
A Secretaria de Obras vai intensificar a campanha de limpeza das bocas de lobos e retirada de entulhos e lixos. A secretaria de Meio Ambiente deverá aumentar o monitoramento quanto ao armazenamento correto de pneus.
Proprietários de imóveis que não eliminarem possíveis criadouros, em terrenos baldios, residências ou empresas serão imediatamente notificados pela equipe de fiscalização e se em 48 horas o morador não tiver eliminado o foco será multado de 100 a 10 mil UPF’s “Unidade Padrão Fiscal” e irá dobrando em caso de reincidência, ou seja, em valores de hoje a multa varia de R$ 189.00 até R$18.900, informa a assessoria.