PUBLICIDADE

Três pontes estão prontas e outras cinco serão finalizadas este mês na rodovia Transpantaneira

PUBLICIDADE

Já estão prontas três das 31 novas pontes de concreto na MT-060 (Transpantaneira) e, até o final deste mês, outras cinco serão finalizadas. As estruturas terminadas só poderão começar a ser usadas pelos turistas e visitantes em 28 dias, tempo que levará para secar o concreto. No total, as obras somam R$ 12,6 milhões e fazem parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodeustur), cujos projetos são elaborados e geridos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

“A troca dessas pontes era um dos principais anseios da população e do trade turístico, pois a cada período chuvoso, dezenas delas são danificadas com as cheias do Pantanal, o que torna a Estrada Parque intransitável em alguns locais”, pontua o secretário Seneri Paludo.

Além da troca de 31 pontes de madeiras por estruturas de concreto e aço também serão entregues este ano mais 60 quilômetros de asfalto restaurados neste rodovia. De acordo com o secretário-adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, com a finalização dos trabalhos a Transpantaneira oferecerá maior trafegabilidade e segurança aos turistas e redução dos custos com manutenção.

“Além disso, essas novas estruturas irão promover a melhoria na vazão das águas, pois os modelos atuais possuem pilares que retêm a vegetação aquática, interferindo na dinâmica hídrica pantaneira que provoca erosões na pista e cabeceiras das pontes”.

Dessa forma, os resultados serão maior durabilidade da estrutura das pontes, melhoria no tráfego em qualquer época do ano, maior fluxo das águas, tráfego de veículos com maior peso e maior facilidade na manutenção.

A Transpantaneira tem hoje um total de 130 pontes de madeira. Esse trecho foi priorizado por ser o mais movimentado turisticamente. Nele se encontram 32 empreendimentos, entre hotéis e pousadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE