PUBLICIDADE

Mato Grosso tem expectativa de vida abaixo da média nacional

PUBLICIDADE

A expectativa de vida em Mato Grosso era de 73,7 anos em 2014, tanto para homens como mulheres. A revelação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e aponta aumento considerável em relação aos 60,3 anos, divulgados ano passado, levando em conta o período entre 1980 e 2010. São 13,4 anos a mais no comparativo.

Apesar do aumento, a expectativa de vida em Mato Grosso está abaixo da média nacional, 75,2 anos. “Tais indicadores guardam associação direta com as condições sanitárias, de saúde e de segurança da população em estudo, constituindo um modelo de grande valor para avaliar e introduzir os ajustes necessários nas políticas sociais voltadas para a sociedade como um todo. Este documento objetiva traçar as mais relevantes observações sobre como a mortalidade atuou na população brasileira no ano de 2014, bem como uma breve análise acerca da evolução da mortalidade no Brasil, com base nos indicadores disponíveis”, apontou o IBGE no estudo.

No Centro-Oeste, Mato Grosso é o ultimo colocado na expectativa de vida. O Distrito Federal lidera para ambos sexos com 77,6 anos, seguido do Mato Grosso do Sul com 75 e Goiás 73,8. O IBGE considera que os números estão ligados às políticas de distribuição de renda, melhorias na estrutura de saneamento básico, na ampliação do acesso da população aos serviços de saúde e a programas de incentivo, por exemplo.

No país, para os homens e as mulheres a maior expectativa de vida ao nascer pertenceu ao Estado de Santa Catarina, 78,4 anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carreta e caminhão colidem na 163 em Sorriso; um ferido

O acidente envolvendo um Iveco Daily 3510 branco e...

Detran-MT registra em 6 anos mais de 1 mil operações contra infrações no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito realizou, desde o início...
PUBLICIDADE