O titular da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa Ambiental e Ordem Urbanística do Ministério Público Estadual, Luiz Alberto Esteves Scaloppe, foi eleito, hoje, presidente da Rede Latino-Americana do Ministério Público Ambiental. A escolha ocorreu durante o VII Congresso de La Red Latino-americana de Ministério Público Ambiental que está acontecendo na Cidade do Panamá. O evento começou ontem e encerra amanhã.
“Para o Ministério Público de Mato Grosso, a liderança da Rede Latino Americana do Ministério Público Ambiental demonstra o reconhecimento internacional de nossa atuação e possibilitará, além da interação com diversos juristas, o intercâmbio de experiências”, ressaltou Scaloppe.
O procurador de Justiça em Mato Grosso proferiu palestra no primeiro dia do evento com o tema “Amazônia brasileira: a transformação ilegal da paisagem florestal”. Ele abordou aspectos relacionados à ocupação antrópica da Amazônia, tendo como base documento elaborado com apoio da equipe da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa Ambiental e Ordem Urbanística.
“A ocupação antrópica da Amazônia está provocando a transformação das paisagens florestais. As atividades econômicas ligadas à mineração, exploração de madeira, hidrelétricas, agropecuária e a urbanização, que na maioria das vezes são desenvolvidas de forma ilegal, são as principais responsáveis por esta transformação”, afirmou o procurador de Justiça.
A programação do VII Congresso também inclui debates sobre a atuação do Ministério Público e seus atos no combate a mineração ilegal, desmatamento e tráfico de madeira; no desenvolvimento urbano sustentável; na proteção da vida silvestre na América Latina; responsabilização pelos crimes ambientais; entre outros temas.