PUBLICIDADE

Centro médico na capital volta a realizar exames de raio-x após dois anos

PUBLICIDADE

O Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac), unidade da Secretaria de Estado de Saúde, voltou a realizar exames de raio-x. O serviço foi reativado, este mês, após ficar mais de dois anos sem contrato e manutenção. Além disso, o setor de ultrassonografia foi alterado para melhorar o atendimento.

A diretora do Cermac, Marly Akemi Shiroma, destaca que a retomada do serviço de radiologia é fundamental para o funcionamento da unidade e para o tratamento dos pacientes. “Nossa proposta é ser referência estadual para os serviços de média complexidade e reativar este serviço como suporte diagnóstico é de grande valia no sentido de contribuir para os cuidados à saúde de pessoas que estão em processo de adoecimento, para que possa auxiliar no diagnóstico e tratamento das doenças”.

Segundo ela, o serviço de radiologia ficou suspenso durante seis meses por necessidades de manutenção do equipamento e depois por mais de um ano e meio por falta de contrato com o serviço de dosimetria. A dosimetria mede o nível de doses de radiação recebida pelo profissional durante o tempo de exposição ocupacional, sem esse serviço o setor não pode funcionar conforme os padrões de biossegurança.

“Aproveitamos o momento de retomada do setor de raio-x e fizemos também uma mudança física do setor de ultrassom, para otimizar espaço físico e recursos humanos”, afirma Marly explicando que desde o início do mês de novembro a Unidade de Diagnóstico por Imagem (UDI) do Cermac passou a funcionar em setor único.

O setor de radiologia atende com a capacidade média de realizar 660 exames de raio-x simples por mês e o setor de ultrassom atende com a capacidade média de realizar 650 exames. São realizados os seguintes exames: US tireóide/dopller transvaginal/mamas/gestacional; USG Doppler Venoso/Arterial e Carótida; Ecodopplercardíaco transtorácico; US músculo esquelético/articulação (punho, ombro, tornozelo)/trans retal de próstata/ bolsa escrotal/bolsa escrotal com dopller/região inguinal/parede abdominal; Dopller de artérias abdominais /renais; US Próstata – via abdominal; US Trans retal de Próstata; Raio-X.

Os exames são realizados por profissionais especializados, mediante agendamento nas unidades de saúde, por meio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Programa SER Família Capacita realiza mais de 14 mil capacitações em Mato Grosso

O Programa SER Família Capacita, da secretaria estadual de...

Apostador de Mato Grosso fatura R$ 408 mil na Lotofácil

Um apostador de Itiquira (358 quilômetros a Oeste de...
PUBLICIDADE