PUBLICIDADE

Começa campanha educativa sobre novos radares eletrônicos em Cuiabá

PUBLICIDADE

Iniciou, hoje, uma campanha educativa para alertar os motoristas sobre os 30 novos equipamentos de fiscalização eletrônica que estão instalados em nove vias da capital. A campanha de orientação se estenderá até a próxima segunda-feira (30). A partir do dia 1º de dezembro, o condutor que for flagrado em situação irregular será multado.

Os 15 pontos onde foram instalados os 30 novos equipamentos além de estarem sinalizadas, contam com faixas indicando que o motorista estará sujeito à multa a partir do dia 1º de dezembro. Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) estão distribuindo folhetos a respeito da fiscalização eletrônica. “Fique por Dentro: Evite Acidentes – respeite as Sinalizações”, diz o informativo, que traz os locais onde estão instalados 14 radares fixos, 3 lombadas eletrônicas e 13 avanços semafóricos (registra avenço de sinal, excesso de velocidade e parada do veículo sobre a faixa de pedestre). Todos os equipamentos foram aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Os equipamentos estão localizados em nove ruas e avenidas da Capital: Avenida Miguel Sutil (2 radares fixos), Avenida das Torres (4 radares fixos), Avenida Fernando Corrêa da Costa (4 radares fixos e duas lombadas eletrônicas), Avenida Historiador Rubens de Mendonça (2 radares fixos e 4 avanços semafóricos), Avenida Archimedes Pereira Lima (2 radares fixos), Avenida Tenente Coronel Duarte (7 avanços semafóricos), Avenida Coronel Escolástico (1 avanço semafórico), Rua Conselheiro Dr. Ênio Vieira (1 avanço semafórico) e Avenida Vicente Emílio Vuolo (uma lombada eletrônica).

Com os novos equipamentos instalados, a Capital conta hoje com um total de 56 equipamentos de fiscalização eletrônica. A primeira fase de instalação foi no ano passado, quando começaram a funcionar em agosto 26 equipamentos em 13 locais da cidade. A instalação de equipamentos de fiscalização eletrônica é uma exigência do Ministério Público Estadual, que assinou com o município, em julho de 2011, um termo de Ajustamento de Conduto (TAC). O TAC foi assinado com o prefeito interino, o presidente da Câmara, Júlio Pinheiro (na gestão Chico Galindo).

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, a definição dos pontos onde são instalados os equipamentos obedece a critérios técnicos definidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). E dentre os fatores considerados estão o volume de tráfego e os índices de acidentes. “No ano passado, por exemplo, foram registrados 860 acidentes na Avenida Fernando Corrêa da Costa. Por isso, a instalação de radares e lombadas naquela avenida é importante, para o controle da velocidade”, explica o secretário.

O diretor de Trânsito da Semob, Gustavo Albino, reforça que o número de acidentes tem diminuído nos locais onde os radares estão funcionando. “Durante esta campanha, os motoristas serão orientados sobre os novos locais onde estão os equipamentos, que são importantes, pois alertam os motoristas quanto à necessidade de se respeitar os limites de velocidade. A obediência à legislação é fundamental para que tenhamos um trânsito mais seguro”.

Em relação a uma dúvida que muitos condutores têm sobre o funcionamento dos semáforos à noite, o diretor de Trânsito reforça que entre 22h e 5h59 do dia seguinte, por questões de segurança, caso o sinal esteja vermelho (em geral fica no amarelo intermitente) o motorista não precisa parar no semáforo; deve, porém, ficar atento ao passar pelo cruzamento. Entretanto, o limite de velocidade continua valendo. “O motorista deve prestar atenção à velocidade, porque o radar vai registrar se um veículo estiver passando acima da velocidade estabelecida para aquela via”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

PreviSinop abre inscrições de concurso com salários de até R$ 8,1 mil

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de...

Jovem cochila pilotando moto, bate em poste e fica ferido em Sinop

O Corpo de Bombeiros foi acionado, hoje de manhã,...
PUBLICIDADE