A Prova Brasil foi concluída no Estado, hoje, um dia antes do prazo previsto. O resultado do trabalho deverá sair no segundo semestre de 2016, e se depender da confiança dos envolvidos, assessores, professores e coordenação geral o reflexo será positivo, dentro da realidade de cada unidade escolar. Estima-se que mais de 85 mil estudantes fizeram a avaliação, sendo 41.144 do 5º ano e cerca de 40.790 do 9º ano do Ensino Fundamental.
A meta para Mato Grosso é de 6,2 pontos, mas as perspectivas são de que as escolas apresentarão um crescimento em relação à última Prova Brasil, realizada em 2013. Isso considerando o trabalho durante todo o calendário letivo, focando a proficiência (aprendizado) dos alunos.
A Prova Brasil serve de base para a produção do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Foi pensando nisso que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) desenvolveu várias ações voltadas à capacitação dos professores.
A assessora pedagógica Maria Aparecida de Souza Aiza, considera que foram oportunidades aos professores na revisão do conteúdo para atender as deficiências dos estudantes em relação aos descritores da Prova Brasil, envolvendo especialmente a Língua Portuguesa e Matemática. “Visitei duas escolas de Cuiabá que fizeram a prova, onde tive a satisfação de saber que houve presença maciça dos alunos. Mostra que todos se empenharam”.
A Escola Estadual Clênia Rosalina de Souza, em Cuiabá, foi uma das que detectou por meio de prova diagnóstica, que os alunos não tinham uma compreensão para fazer avaliações. A partir disso, desenvolveu o projeto de leitura durante todo o ano, deixando duas horas semanais especificamente para a leitura.
“Melhorou em vários aspectos, na leitura, na escrita e, consequentemente, na interpretação. Nossos alunos estiveram mais confiantes diante da Prova Brasil”, explicou Simone Schreiner, coordenadora pedagógica da escola.