Após quatro meses do lançamento, as obras do novo Hospital e Pronto Socorro já estão na fase de fundação, que dá sustentação à estrutura do prédio. Espera-se que por dia, sejam montadas em média dez molduras para receber os pilares. A perspectiva é que até janeiro finalize o processo de fundação e entre na estruturação externa das obras.
O processo de fundação, que teve início na semana anterior, está na parte de escavação, que segue com as montagens do gabaritos e concretagem para receber os baldrames e subir os pilares.
O engenheiro da Secretaria de Obras, Orozimbo José Alves, explica que estas três primeiras fases das obras são mais morosas, mas que com a finalização da fundação, os trabalhos começam a caminhar em ritmo mais acelerado. “Esses processos são onde trabalhamos toda sustentação da obra. São feitas sondagens, estudos do solo, drenagem. Com a finalização desses trabalhos, a obra deve evoluir visivelmente”.
Orozimbo lembra que mesmo as primeiras fases sendo mais lentas, o cronograma está sendo cumprido.” Estamos dentro do prazo que o projeto prevê, cumprindo o cronograma de entrega estipulado pelo prefeito Mauro Mendes, que é de 20 meses”, acrescenta.
Na primeira fase, foram removidos 80 mil metros cúbicos de terra, equivalente a 6,7 mil caminhões carregados, em menos de dois meses, com 100% de conclusão da terraplanagem e sondagem.
A nova unidade, que está orçada em R$ 79,6 milhões, terá 21.069,13 metros quadrados de área, construída em um terreno com cerca de 20 hectares.