As aulas do 30º Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFSD) terão início na próxima segunda-feira (23) nos 13 núcleos de formação. A apresentação dos 1.335 alunos foi realizada, esta manhã, e ocorreu de forma simultânea em Cuiabá e no interior do Estado.
Na capital, 726 alunos se apresentaram junto à Coordenação Pedagógica do Curso (CPC), no ginásio Aecim Tocantins. De acordo com a CPC, eles vão compor as regionais de Cuiabá, Várzea Grande e Comando Especializado.
O CFSD terá duração de dez meses, totalizando 1.850 horas/aula. Dentre as disciplinas que serão aplicadas estão: Direito, Administração, Psicologia, Educação Física, Busca Pessoal, Técnica Geral de Policiamento, Tiro e Abordagem.
Além disso, destaca o comandante da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), tenente-coronel James Ferreira, ao final do curso os concludentes receberão a certificação de tecnólogo em Segurança Pública e estarão habilitados como instrutores do Programa de Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), promotor de Polícia Comunitária, executor do Método Giraldi de Tiro Policial-Prevenção da Vida e técnicos em Procedimento Operacional Padrão (POP).
Segundo o comandante, na capital, em virtude do grande número de alunos, as turmas serão divididas em duas companhias, cada uma com nove pelotões, com média de 40 alunos. “Quando a uma companhia estiver em sala, obtendo conhecimento teórico cognitivo, a outra estará desenvolvendo atividades voltadas para parte técnica e prática operacional”, explicou James.
Um dos integrantes das companhias, o aluno Rony Augusto do Nascimento, 26 anos, disse estar bastante ansioso para o início das aulas. “Eu sempre tive vontade em conhecer esse meio militar. Depois que servi o Exército, tive a certeza de que era isso mesmo que queria”, revelou Rony, afirmando que seu maior sonho é fazer parte do efetivo da Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam).
A aluna Laura Rissato, de 22, disse que tornar-se policial sempre foi um sonho. “Tenho tios, primos que são policiais e sempre achei uma profissão bastante interessante. Agora é ter fé em Deus e preparar para servir”.
Conforme o coordenador pedagógico do CFSD, major Bruno Marcel, o maior objetivo do curso será melhor formar, para melhor servir a sociedade. “Nós preparamos o curso da melhor forma possível. O que nós queremos aqui não apenas oferecer um curso superior, mas sim proporcionar uma melhor formação aos alunos, que futuramente prestarão um melhor serviço à sociedade”, salientou Marcel, explicando a titulação do curso, que desde de sua 29ª edição passou a ser de nível superior, conforme plataforma do Ministério da Educação e Cultura (MEC).