A implosão do garimpo da Serra da Borda, localizada a cerca de dez quilômetros do centro de Pontes e Lacerda (443 quilômetros de Cuiabá) será implodido, hoje, após a força tarefa das Polícias Federal, Civil e Militar realizarem a retirada dos garimpeiros.
Segundo a PF, foi realizada uma perícia em todo o garimpo para verificar se não havia mais pessoas escondidas na região. "Podemos verificar que todos os garimpeiros deixaram o local. Por isso, vamos dar continuidade na implosão para evitar que as pessoas voltem a invadir a área e também para diminuir riscos de desmoronamentos e acidentes no local".
A PF destacou que uma empresa especializada foi contratada para implodir a área e que apenas as pessoas envolvidas nas atividades que poderão acompanhar as ações.
De acordo com o secretário-adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), coronel PM Joelson Sampaio, após todas essas ações, a segurança será mantida por um determinado período para preservação do local e para que os garimpeiros não voltem a trabalhar nestas áreas.
"Vamos garantir que ninguém mais acesse o local por um certo período. A partir daí, caberá aos donos das terras fazer o seu controle, impedindo que as pessoas acessem o morro”, completou o secretário adjunto.
A busca pelo ouro se intensificou há cerca de dois meses após fotos e vídeos serem divulgados nas redes sociais. Cerca de 5 mil pessoas foram atraídas pela busca desenfreada pelo ouro e começaram a chegar na cidade.
Os garimpeiros fotografaram pepitas de ouro que teriam sido extraídas da jazida do local. Tem até uma foto onde os garimpeiros colocaram um copo de cerveja em cima de uma enorme pedra de ouro.