PUBLICIDADE

Moradores atingidos por usina fazem passeata e protestam no centro de Sinop

PUBLICIDADE

Cerca de 300 moradores da região da Gleba Mercedes (70 quilômetros de Sinop) realizaram um manifesto, agora há pouco, em frente à agência do Banco do Brasil, na avenida Júlio Campos, nas proximidades da Catedral. Em seguida, eles realizaram uma passeata pela mesma avenida e seguiram até o escritório da Usina Hidrelétrica Sinop, localizada na avenida das Figueiras, onde estão acampados e protestando.

Um manifestante afirmou, ao Só Notícias, que o protesto em frente ao banco foi em relação a demora na liberação de recursos provenientes do “crédito rural” – linha disponibilizada por esta instituição. “Hoje para você aderir aos programas do governo federal tem que ter uma taxa de renda mínima de R$ 15 mil nos últimos 12 meses, e poucos produtores  conseguem esse valor”, disse o representante da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Núcleo Campos Novos, Alessandro Gonçalves da Silva.

Ele também confirmou que já está agendado uma reunião para próxima segunda-feira com representantes do Banco do Brasil.

Já em frente ao escritório da usina, estes moradores cobraram a liberação das indenizações em decorrência do alagamento de suas propriedades. Segundo Alessandro, até o momento ninguém foi indenizado. “Queremos um acordo. Hoje a proposta da CES, é de indenizar as  benfeitoria sobre a terra, mas queremos reverter isso”.

Os manifestantes cobram também a regularização das terras pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). “Estamos há 18 anos sobre as terras e todas as vezes que reivindicamos alguma coisa, o Incra alega que nós somos ocupantes das terras e não proprietários, queremos a titularização do assentamento”.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sinop, José dos Santos, também participou da manifestação e que apoia o movimento. “Lutamos por uma indenização justa para todos os atingidos pela CES, junto ao Incra pelas terras dos assentados da Gleba Mercedes”.

Outro lado

A Companhia Energética Sinop (CES) informou, por meio de nota, que está tratando todos os assuntos dos dois assentamentos com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Ministério público Federal (MPF), e se reportando à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que é a instituição responsável pelo licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop.

Ontem a Diretora de Meio Ambiente da CES esteve no Incra e acertou para o dia 02 de dezembro uma reunião geral no Assentamento Wesley Manoel dos Santos para apresentação dos resultados dos trabalhos já realizados, destacando-se o georreferenciamento dos lotes, financiado pela CES, a vistoria ocupacional realizada pelo Incra, sem os quais não seria possível entender a situação atual de cada assentado e estabelecer uma estratégia de negociação para reassentamento ou indenização.

Em função da finalização destes trabalhos, ocorrida nesta semana, a CES junto com o Incra e acompanhados pela Sema e MPF apresentará, no dia 02 de dezembro, o Termo de Compromisso a ser firmado com o Incra para o reassentamento/indenização, a proposta e cronograma para a recomposição da infraestrutura viária da área remanescente do assentamento, entre outras ações que constam no Projeto Básico Ambiental (PBA), que são de responsabilidade da CES.

A CES reitera que sempre recebeu, de forma ordenada, todos os assentados que estiveram em seu escritório, assim como está sistematicamente visitando-os para entendimento de suas indagações e prioridades.

Neste sentido, ressalta os compromissos assumidos com a Sema através do licenciamento ambiental, entre eles, destacando-se o reassentamento das famílias com qualidade igual ou superior a existente.

(Atualizada às 13h38 – fotos:Só Notícias/Luiz Ornaghi)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros localizam corpo de homem que se afogou em rio no Médio Norte

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros localizaram o corpo de...

Mulher fica ferida ao cair em bueiro aberto em Mato Grosso

Uma idosa caiu em um bueiro aberto na rua...

Projeto da UFMT promove práticas agrárias sustentáveis em Sinop

A UFMT de Sinop está com o projeto “Estimativa...

Motociclista fica ferido após acidente com picape em Sinop

O acidente de trânsito envolvendo um Fiat Strada prata...
PUBLICIDADE