O deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM) propôs ao governador Pedro Taques (PSDB) a construção da ‘Cidade do Trânsito’ nos municípios de Sinop, Sorriso e Barra do Garças. A ideia foi apresentada ao parlamentar pela Associação dos Centros de Formação de Condutores da Baixada Cuiabana, que pretende implantar na capital e em Várzea Grande, um local específico aos exames dos condutores, que buscam obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e onde também seriam promovidas ações permanentes de educação e conscientização do trânsito
“As campanhas de conscientização no trânsito costumam não obter resultado por estarem voltadas à cidadãos há muitos anos habilitados, cheio de vícios no ‘volante’. Nosso intuito é manter campanhas permanentes de conscientização e educação, e conciliá-las com as aulas práticas, contribuindo para a melhoria comportamental desses motoristas e aumentando a paz no trânsito, o que por sua vez resultaria em menores índices de acidentes, infrações e conflitos nas ruas dessas cidades pólo”, argumentou.
Na indicação, o parlamentar solicita ao governo a doação de áreas, com tamanhos consideráveis, construção do espaço físico para abrigar as Cidades do Trânsito. O local deverá contar com salas de aula e exames, proporcionando comodidade e segurança aos examinadores, instrutores e para candidatos. “Nesse espaço a educação no trânsito não será meramente ‘decoreba’ para obtenção da CNH, mas sim um campanha permanente de conscientização. Outro fator importante é que, até que esses futuros motoristas adquiram confiança para saírem às ruas, pois serão treinados em um local menos movimentado, mas que apresente os obstáculos encontrados no dia-a-dia “, justificou, através da assessoria.
Ainda não foi informado quando o projeto poderá ser executado.