segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Ouvidoria da Sefaz registra 1,4 mil demandas em quatro meses

PUBLICIDADE

A Ouvidora da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) registrou 1.498 demandas nos últimos quatro meses, desde que foi reativada. Desse total, 34% correspondem a pedidos de informações, 33% a solicitações de serviços, 23% a reclamações, 8% a denúncias, 1% a sugestões e 1% a elogios. A apresentação do balanço do quadrimestre foi realizada na tarde de ontem (05.11) pelo ouvidor, Kleyton Gomes Santiago, ao secretário de Paulo Brustolin e aos cinco adjuntos da Sefaz.

De acordo com os dados apresentados, o número de reclamações caiu 4% em outubro. Em julho a porcentagem de demandas dessa natureza foi 24,12% e reduziu para 20% no mês passado. Já as solicitações de serviços cresceram 6% nos últimos quatro meses. A quantidade de denúncias também teve queda neste período, passando de 10,30% em julho para 6,25% em outubro. O objetivo da apresentação, que é mensal, é mostrar para os secretários adjuntos onde estão as falhas da Secretaria de Fazenda e buscar soluções, além de melhorar os serviços prestados pela pasta.

O ouvidor da Sefaz avalia que, a partir desses apontamentos, é possível verificar que alguns setores têm registrado melhora, como é o caso do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação, de quaisquer Bens ou Direitos (ITCD). “Tínhamos várias reclamações sobre a análise do ITCD, que estava atrasada. Notamos que desde que a Ouvidoria começou a trabalhar junto ao setor responsável houve melhora significativa no tempo de análise”.

O secretário adjunto de Atendimento ao Cliente, Carlos Barão, reforça que a apresentação dos dados é importante por conseguir mostrar claramente os problemas que precisam ser vistos pelos adjuntos e poder atuar de forma objetiva para resolvê-los. “Já sabemos quais pontos temos de reforçar junto aos contribuintes e isso vai gerar, inclusive, algumas notificações, tanto para o e-mail dos contabilistas quanto para os dos próprios contribuintes como um procedimento operacional sobre esse assunto”.

Durante a apresentação, o secretário Paulo Brustolin comentou ponto a ponto os dados apurados pela Ouvidoria e reforçou o compromisso em oferecer serviços de qualidade para o contribuinte. Além disso, destacou a importância dos encontros mensais para discutir os números que refletem os anseios dos clientes da Sefaz e a necessidade em solucionar, com celeridade, os problemas mais demandados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pitbull corre atrás de carro após ser abandonado por casal em Sinop

Um cão fêmea da raça Pitbull foi resgatado, ontem,...

Unemat oferecerá curso gratuito de mandarim

A professora de mandarim, Dan Xu, da Universidade de...

Queimada atinge pastagem em Lucas do Rio Verde e também destrói trator

O incêndio florestal causou estragos em área de pastagem,...
PUBLICIDADE