PUBLICIDADE

Recuperandos de Juína recebem orientações e regularizam situação militar

PUBLICIDADE

A Semana de Ressocialização promovida pela direção do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Juína contou com uma série de ações voltadas para o bem-estar dos recuperandos. Além de fornecer documentação àqueles que não tinham, o governo do Estado promoveu debates sobre as doenças mais comuns entre os detentos e seus fatores de risco, além de discutir o problema enfocando os aspectos psicológicos, sociais e físicos.

Em parceria com a Delegacia Militar, foi efetivada a regularização da situação militar dos internos, como juramento à Bandeira, alistamento e emissão de documento militar. A atividade ocorreu em alusão ao Dia do Soldado.

Logo em seguida, foram discutidos os malefícios do uso das drogas e álcool, prevenção da hanseníase e noções de higiene bucal, por meio da entrega de materiais orientativos para leitura prévia. Depois, foi realizada uma gincana com perguntas sobre os temas estudados, e o grupo com mais acertos ganhou como prêmio cestas de alimentos. A administração da unidade realizou ainda uma gincana da saúde e campeonato de futebol.

O superintendente de Gestão de Cadeias da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Jean Gonçalves, explica que o objetivo era proporcionar a reflexão e prevenção sobre os assuntos abordados, como saúde e acesso a direitos, bem como promover a socialização entre recuperandos, por meio do trabalho em equipe e ações ocupacionais. “As ações de saúde preventiva são promovidas na maioria das unidades penitenciária pelos servidores das cadeias, que contam com a parceria da Gerência da Saúde do Sistema Penitenciário, e em muitos casos das Secretarias Municipais de Saúde”.

De acordo com os promotores do evento, a ação contou com o apoio de materiais informativos (cartilhas, vídeos, panfletos); apresentações de slides, complementando as informações sobre os temas trabalhados e a promoção de atividades ocupacionais. Para atingir o objetivo, foram realizadas algumas parcerias institucionais, com órgãos como o Conselho da Comunidade, Ministério Público e a Associação Juinense de Ensino Superior (Ajes).

“O objetivo é proporcionar aos recuperandos ações continuadas de acesso à informações sobre prevenção à saúde, socialização, atividades físicas, qualidade de vida e direitos civis”, destaca o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Luiz Fabrício Vieira Neto, que responde interinamente pela pasta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bolão de Mato Grosso ganha prêmio na Quina

O bolão realizado em Cuiabá acertou, ontem à noite,...

Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 85 milhões

As seis dezenas do concurso 2.790 da Mega-Sena serão...
PUBLICIDADE