Hackers invadiram, esta manhã, os sites das prefeituras de General Carneiro (456 quilômetros de Cuiabá) e Poxoréu (295 quilômetros da capital). Em ambas as páginas, os invasores postaram uma imagem da bandeira da Jordânia (país localizado no Oriente Médio) com uma mensagem em inglês. “O time M75_JO esteve aqui. Desculpe”. Não está confirmado se foi exigida alguma quantia para liberação do sistema.
A mensagem é semelhante a que foi deixada após uma invasão no sistema da prefeitura de Quixadá (município cearense, localizado a 167 quilômetros de Fortaleza). Os ataques, que ocorreram em agosto deste ano, também foram assinados com a possível identificação do grupo “M75_JO”. Na ocasião, além de uma mensagem em árabe, os criminosos virtuais deixaram uma imagem da famosa máscara de Guy Fawkes, do filme “V de Vingança”, conhecida por representar protesto e desejo de derrubar um governo.
Só Notícias entrou em contato com as delegacias de General Carneiro e Poxoréu, que informaram que não há confirmação de registro de boletins de ocorrências relatando o problema.
Há poucos dias, hackers invadiram o link do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da Polícia Militar de Mato Grosso. Uma imagem de um policial sorrindo ao lado de uma mulher negra segurando o filho estudante morto nos braços foi postada com um trecho da letra da música “Então gambé”, do grupo de rap “38 mil manos”. O ataque foi assinado por um grupo identificado como “Monsters Defacers”. Poucas horas depois o problema foi corrigido.
Em setembro, a prefeitura de Castanheira (774 quilômetros de Cuiabá) foi obrigada a suspender os serviços por uma semana, devido a uma invasão de hackers. Os criminosos exigiram 3 mil dólares para liberar o acesso, valor que não foi pago. Poucos dias depois, o sistema foi reestabelecido. Alguns dias antes, a prefeitura de Sorriso também foi alvo dos ataques. Na oportunidade, os criminosos virtuais pediram 10 mil dólares de “resgate” do banco de dados do Executivo. O ataque foi comunicado à polícia e uma equipe da prefeitura reestabeleceu o acesso.
A prefeitura de Várzea Grande também recebeu a visita de hackers, em julho. Algumas imagens pornográficas foram colocadas na capa, onde deveriam estar fotos sobre as reportagens produzidas pela equipe de assessoria. O problema foi detectado e rapidamente a página foi retirada do ar. De acordo com nota sobre o assunto, a equipe da Tecnologia de Informática (TI) do município adotou as providências necessárias e também encaminhou procedimentos internos para reforçar a segurança do site. Foi registrado ainda um boletim de ocorrência sobre o fato na delegacia da Polícia Civil.