Em solenidade de formatura, no pátio do Comando Geral da Polícia Militar, ontem à noite, o governador Pedro Taques recebeu os 29 novos aspirantes a oficiais da 19ª turma da Academia de Polícia Militar Costa Verde (APMCV). Apresentados ao chefe do Executivo estadual pelo primeiro-tenente Daniel Dias de Brito, comandante da turma Paschoal Moreira Cabral (2013/2015), os aspirantes ingressam na carreira militar após três anos em regime de internato acadêmico.
Foram mais de quatro mil horas/aulas em disciplinas sobre temas como medicina legal, tiro, defesa pessoal, defesa territorial, direitos humanos, polícia comunitária, prevenção e combate às drogas, entre outros.
Aos futuros oficiais da PM, o governador destacou que os três anos e todos os esforços dedicados ao curso não foram em vão, pois levarão para sempre honra, lealdade e companheirismo. “São essas três palavras que nortearão o trabalho quando estiverem à frente de tropas”, assinalou.
“Meu pedido a cada um é para que honrem a farda da Polícia Militar”, disse. Taques também agradeceu ao comandante-geral da PM, coronel Zaqueu Barbosa pela gestão à frente da instituição.
“Como governador assumo o compromisso de dar condições materiais, humanas e respeito para que a PM possa orgulhar a todos”, completou. Taques ainda entregou ao primeiro colocado no curso, o aspirante Alcides Mauro Dutra, a espada e a medalha ‘Ramos de Queiroz’.
Ao segundo e terceiro colocados, os aspirantes Marcelo de Oliveira e Gislaine Pazeto, as espadas foram entregues pelo comandante-geral, coronel Zaqueu, e o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Júlio Cézar Rodrigues. A solenidade de formatura foi prestigiada por oficiais da reserva da PM-MT e de instituição como Exército e Marinha.